Cabalistas Sobre A Essência Da Sabedoria Da Cabalá, Parte 20

Queridos amigos, por favor, façam perguntas sobre as passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Os comentários entre parênteses são meus.

A Sabedoria da Cabalá e o Sistema de Mussar (Ética)

Muitos estão enganados e comparam nossa santa Torah com a ética. Mas, isso lhes chegou porque eles nunca experimentaram a religião em suas vidas. Eu apelo a eles: “Prove e veja que o Senhor é bom”.

É verdade que ambas, ética e religião, têm a mesma meta – elevar o homem por sobre a corrupção do amor próprio estreito e elevá-lo às alturas do amor pelos outros. Mas ainda, elas são tão distantes uma da outra como a distância entre os Pensamentos do Criador e o pensamento das pessoas.

Pois a religião se estende dos Pensamentos do Criador, e a ética vem dos pensamentos da carne e do sangue e das experiências de suas vidas. Assim, existe uma diferença evidente entre elas, ambas em aspectos práticos e nas intenções finais.

– Baal HaSulam “A Essência da Religião e seu Propósito”

Pois o reconhecimento do bem e do mal que se desenvolve em nós através da ética, na medida em que a usamos, é relativo ao sucesso da sociedade. Com a religião, porém, o reconhecimento do bem e do mal que se desenvolve em nós, na medida em que a usamos, é relativo somente ao Criador, da disparidade de forma com o Criador, à equivalência de forma com Ele, o que é chamado Dvekut (adesão).

– Baal HaSulam “A Essência da Religião e seu Propósito”

Comente