Cabalistas Sobre A Essência Da Sabedoria Da Cabala, Parte 15

Dr. Michael LaitmanCaros Amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parênteses são meus.

A Sabedoria da Cabala e Filosofia

No entanto, a compreensão do significado da palavra “espiritualidade” (algo de uma natureza diferente que não seja o nosso mundo material, suas sensações e pensamentos) não tem nada a ver com filosofia. Isso porque, como eles podem discutir algo que nunca viram ou sentiram? No que se sustentam seus fundamentos (investigações e conclusões sobre algo que nunca perceberam)?

Se não houver uma definição que possa explicar a espiritualidade (qualidade de doação e amor) a partir da materialidade (receber e odiar), isso serve apenas aqueles que (alterando sua natureza de recepção para doação) tenham atingido uma coisa espiritual (obtido a qualidade de  doação) e sentido-a (através da qualidade de doação uma nova atitude em relação ao seu ambiente, isto é, o  mundo espiritual). Estes são (somente) os Cabalistas genuínos (já que tais mudanças só são possíveis através da aplicação prática da sabedoria da Cabala); portanto, é a sabedoria da Cabala que precisamos.

– Baal HaSulam, “A Sabedoria da Cabala e a Filosofia”.

Comente