A Ordem Correta De Estudar

Dr. Michael LaitmanQuando a pessoa vem estudar Cabala com a pergunta “Para que estou vivendo e por quê?” é necessário explicar-lhe o seguinte:
1. Que desejo é este que surgiu nela, e que tipo de satisfação ele exige;
2. O que é a natureza humana (o ego, a fonte do mal), como corrigi-la, e que essa é a nossa única ação livre (livre arbítrio).

Para conseguir isso, é necessário estudar com ela os artigos do Baal HaSulam, especialmente “A Liberdade” e “A Essência da Sabedoria da Cabala”, que explicam que a revelação do Criador aos seres criados é o meio para se atingir a meta da criação. Os outros artigos do Baal HaSulam ajudam o aluno principiante a formar uma imagem integral da existência: os mundos, o princípio, o desenvolvimento, e o objetivo de cada elemento da criação, o mal e o sofrimento como a força do movimento, e assim por diante.

Quando a pessoa tem a visão geral, ela passa a discernir: Como ocorre o avanço e a correção? Ela descobre que a alma é a criação principal, que foi quebrada pelo Criador e depois é corrigida por nós. Para realizar isso a pessoa já precisa dos artigos do Rabash. O propósito deles é inserir a pessoa em seu lugar dentro da sociedade, para que ela possa discernir a quebra e o que precisa ser corrigido. Como eu corrijo a quebra das almas?

É por isso que nós estamos estudando juntos, usando os livros Cabalísticos, em particular os livros do Baal HaSulam, porque eles são capazes de dar à nossa geração a força, a Luz que nos corrige, até alcançarmos o nível da Fonte.

Não é necessário repassar este material em ordem, porque a pessoa atravessa diferentes estados. Um principiante encontra-se no meio do processo de estudo, mas isso não importa. O que importa é que ele está trabalhando em conjunto com todos, porque nós estamos todos interligados e misturados em nossas almas e desejos.

Portanto, não importa tanto qual artigo você começa a estudar, mas o melhor é ter uma ordem clara do estudo, que esteja dirigido diretamente à meta.

Da 4ª parte  da Lição Diária de Cabala 9/8/10, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot

Comente