“Nutridos” Pelos Ensinamentos de Baal HaSulam e Rabash

Questão: O que Baal HaSulam adicionou à correção da alma desde que o ARI iniciou essa tarefa?

Resposta: O ARI não escreveu nada por si mesmo. Seu aluno Marchu (Chaim Vital) escreveu tudo e os registros foram publicados ao longo de três gerações depois da morte do ARI.

Baal HaSulam explicou e sistematizou todos os ensinamentos do Ari. Antes dele, o ensino do ARI não foi organizado de forma ordenada, portanto, era impossível de estudar. É por isso que muitas pessoas que começaram a estudar o ensino do ARI desistiram e, em vez disso, estudaram as obras do Ramak.

Eu também estudei o Ramak até finalmente descobrir o Baal HaSulam, e eu encontrei muitos Cabalistas  que estudaram o Ramak em vez do ARI, porque tudo era claro e ordenado no sistema de ensino do Ramak.

Por outro lado, o sistema do ARI não estava em ordem. Baal HaSulam sistematizou, detalhou e explicou ele, e deu-lhe forma: três linhas, a primeira e a segunda restrição, o Criador e a criação, a definição dos mundos, Sefirot, Partzufim, NRNHY, KHB, ZON, ele criou uma compilação de gráficos dos mundos superiores – O Livro de HaElan.

Mesmo que algumas partes estão não tenham sido colocadas em ordem por ele, (como Adão HaRishon e os mundos impuros de BYA), aparentemente ele não queria trabalhar nesse sentido. Sem Baal HaSulam, não teríamos o ensino do ARI e seria impossível compreende-lo.

Quando você lê outros cabalistas agora, você os compreende, porque você está familiarizado com as obras de Baal HaSulam. Sem ele, você pode ficar confuso. Não importa os textos que você olhar, se são os livros sobre o Chassidut, o Ramak, Agra, ou outros, você só será capaz de compreendê-los, porque você estudou Baal HaSulam.

Além disso, sem os artigos do Rabash você  não seria capaz de entender o que é exigido de nós e que a obra do Criador é. Sem esses dois cabalistas, Baal HaSulam e Rabash, que complementam um ao outro, não teríamos a abordagem correta para o método de correção.

Da 4a. parte da Lição Diária de Cabala de 8/8/10 “Introdução do Livro, Panim Meirot uMasbirot

Material Relacionado:
Entre As Duas Grandes Luzes
A Musa De Um Cabalista

Comente