Ensinando A Bondade Às Crianças

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Se eu criar meus filhos nos princípios da Cabalá, ensinando-lhes sobre o amor e a doação, como eles sobreviverão neste mundo egoísta ?

Minha resposta: Não se preocupe com isso. A criança que cresce em um ambiente que fornece apenas exemplos positivos e motiva boas atitudes não se torna mais fraca que as outras crianças. Pelo contrário, ela descobre várias forças do bem que ajudam e trabalham por ela, protegendo-a das forças do mal.

Mesmo na vida cotidiana, nós protegemos instintivamente os filhos de qualquer coisa que consideramos ruim e os ensinamos a serem gentis, transigentes e educados com os outros. Nós agimos assim porque, de forma inata, entendemos que boas relações com o ambiente – e não lutando com ele ou ganhando algo pela força – implica em segurança e paz.

É evidente que a violência não resolve os problemas de um indivíduo ou de um país. Aqueles que usam a força sempre perdem no final, embora acreditem ter êxito. É assim que o mundo corpóreo é construído, onde o único poder que governa é o do Criador. E mesmo quando parece que alguém está ganhando ao recorrer à violência, nós certamente  o veremos cair. Isso se refere à uma pessoa, à uma nação e ao mundo, como um todo.

Nós podemos ter êxito com uma condição: tendo a equivalência de forma com o Criador. Essa equivalência é a chave para o sucesso. Portanto, não tenha medo que a criança receba uma educação “suave”. Nossa tarefa é educar a criança para que ela se aproxime o máximo possível do Criador e, dessa forma, ela certamente terá sucesso na vida. Qualquer outro modelo de comportamento só irá prejudicá-la.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cablaá 1/07/10, Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot