Cada Dia Traz Uma Nova Revelação

Questão: Por que Cabalistas sempre escrevem que eles não querem adicionar nada além do que já foi afirmado pelos seus professores?

Minha Resposta: Está escrito que não havia profeta maior do que Moisés. Então sobre o que os cabalistas após ele podem escrever? O que pode ser acrescentado ao que é dito na Torá? Eles tentam dar uma explicação maior em relação à revelação de Moisés sobre o Criador. Eles recebem informação a partir dessa fonte primária e tentam apresentá-la aos seus alunos de uma forma que lhes permita compreender o significado interior de uma foram mais clara.

Suponhamos que nós dois fomos a uma loja e compramos os mesmos alimentos e, posteriormente, preparou-se “uma” comida, mas cada uma de acordo com nosso gosto pessoal. Está escrito que “tudo o que qualquer Cabalista está destinado a revelar já foi revelado por Moisés no monte Sinai.” Ele revelou a Luz do Infinito, que continha tudo. Enquanto isso, corrigindo a nós mesmos, revelamos partes do que já existe.

Os cabalistas do passado sabiam muito mais do que os seus seguidores, mas não sabiam como revelar as suas realizações. Com o nosso trabalho, esta geração está concluindo o desenvolvimento geral e revelando os maiores desejos (NHY – Netzah, Hod, Yesod) e, portanto, a maioria da Luz imensa (no nível de Neshama). A grande Luz de Hochma entra nos desejos (Kelim) dos patriarcas (KHB – Keter, Hochma, Bina) e com cada lição uma maior compreensão do sistema de criação é revelada a nós.

Então, qual é a essência da revelação de Baal HaSulam ? Ele organizou tudo em ordem, num sistema no qual tudo está conectado. A ciência da Cabalá é uma revelação de ligações internas, a análise e síntese agindo em paralelo uns com os outros, a análise das partes e sua conexão. E tudo isso ocorre dentro da criatura quando lhe é fornecida energia vital, a partir do nível de alimentos a nível animal e continuar todo o caminho até os níveis espirituais. Toda a nossa vida é constituída de processos de fissão e fusão.

No momento, somos incapazes de revelar este fim. Agimos de acordo com o princípio: “Faça tudo em seu poder.” Certamente este fim já existe, mas você simplesmente não tem ainda esclarecido isso para si mesmo. Por enquanto você não está replicando todas as ações do Criador, você está exagerando, como uma criança tola. No entanto, gradualmente suas ações se tornam mais e mais sensíveis, e você vai ter cuidado para não fazer nada que não faz sentido. Isto é como uma pessoa cresce em espiritualidade.

Da 3a. parte da Lição Diária de Cabalá de 1/7/10, Introdução ao Livro, Panim uMasbirot Meirot

Material Relacionado:
Igualdade espiritual

Comente