Cabalistas Sobre O Propósito Da Criação, Parte 23

Dr. Michael LaitmanCaros Amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parêntesis são meus.

O Governo do Criador é Proposital

Ao observar os sistemas da natureza, nós entendemos (o desenvolvimento proposital sob a orientação Superior do Criador ou da Natureza, que é a mesma coisa) que qualquer ser dos quatro tipos: inanimado, vegetativo, animado e falante, como um todo e em particular, encontra-se sob a orientação proposital, ou seja, em um crescimento lento e gradual (necessário) por meio de causa e efeito, como a fruta de uma árvore, que é guiada com uma orientação favorável até finalmente tornar-se uma fruta doce e de boa aparência. (O propósito do desenvolvimento do homem é o mesmo: chegar ao estado de perfeição).

Vá e pergunte a um botânico quantas fases a frutas atravessa desde o momento em que se torna visível, até que esteja completamente madura. Não somente as suas (definitivamente todas)  fases anteriores não evidenciam o seu fim doce e de bela aparência, mas, como que para confundir, mostram o oposto do resultado final (correto e perfeito).

Quanto mais doce (mais espiritualmente desenvolvido) o fruto está em seu final, mais amargo e sem graça é nas fases anteriores do seu desenvolvimento. (Já que o estado final é o estado original corrigido, então, naturalmente, quanto maior as imperfeições reveladas em uma determinada criatura, mais perfeita ela é em seu estado final).
– Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Sua Finalidade”