Cabalistas Sobre O Propósito da Criação, Parte 17

Dr. Michael LaitmanCaros Amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parêntesis são meus.

Por que Está O Criador Oculto Do Homem?

Tivesse Ele lhes contado sobre as coisas maravilhosas na essência da recompensa [ao nos fundirmos com Ele através de nossa similaridade na propriedade de doação e amor], eles necessariamente usariam e [involuntariamente] assumiriam Seu trabalho [doar com intenção] de forma a obter essa maravilhosa recompensa para eles mesmos. Isto seria considerado trabalhar para si mesmos, por amor próprio. Isso, por sua vez, falsificaria todo o propósito [do Criador nos fazer similares a Ele, eternos, livres, independentes d’Ele, e perfeitos].
– Baal HaSulam, Artigo “Arvut” (Garantia Mútua), Item 29

O Senhor é a [propriedade da] meta absoluta e benevolente. Conseqüentemente, é a lei do benevolente de fazer o bem, e isso é o que Ele desejou – de criar criaturas para que Ele pudesse ser benevolente para com elas, dado que se não há receptor da bondade, não há benevolência. Certamente, de forma a que a benevolência seja completa, Ele sabia na Sua sublime sabedoria que é vantajoso para os receptores a receberem de sua própria labuta. Apenas então eles teriam essa bondade, e nenhuma vergonha permaneceri,a pois eles receberiam a bondade, como se ele fosse a receber caridade de outrem.
– Ramchal, Klalei Pitchei Hochma ve Da’at (As Regras dos Portões da Sabedoria e Conhecimento), Item 18