Cabalistas Sobre O Propósito Da Criação, Parte 13

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas em relação a essas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parênteses são meus.

Por que o Criador Colocou o Ônus da Criação Sobre Nós?

Acontece que o objetivo de toda a criação é que as criaturas humildes (existentes no egoísmo e, portanto, limitadas e transitórias) possam, ao cumprir a Torá e as Mitzvot (revelando seu egoísmo como o único mal e corrigindo-o estudando Cabalá), elevar-se sempre (ao adquirir qualidades cada vez maiores de doação e amor, ao invés de recepção e ódio), desenvolver-se sempre, até que sejam recompensadas com a Dvekut (equivalência de forma) com seu Criador.

Mas aí vêm os Cabalistas e perguntam: por que nós não fomos criados nesse nível elevado de adesão, desde o princípio? Que razão Ele tinha para nos sobrecarregar com esta obra da Criação e da Torá e Mitzvot? E eles respondem: “Aquele que come o que não é seu, tem medo de olhar para seu rosto”. Isso significa que quem come e gosta do trabalho de um amigo tem medo de olhar para o seu rosto, porque ao fazê-lo (receber gratuitamente) torna-se cada vez mais humilhado (sente como se não existisse no mundo) até que ele perde sua forma humana (semelhança com o Criador). E como o que se estende de Sua integridade não pode ser deficiente (em outras palavras, o Criador não pode ser revelado aos seres criados como sendo imperfeito), Ele nos deu espaço para adquirirmos a nossa exaltação(tornar-se igual a Ele) sozinhos, através do nosso trabalho na Torá e Mitzvot (descobrindo o nosso egoísmo e corrigindo-o).

– Baal HaSulam, “Matan Torah (A Entrega da Torá )”, Itens 6 e 7.

Comente