Cabalistas Sobre O Própósito Da Criação, Parte 11

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas em relação a essas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parênteses são meus.

Por que O Criador  Colocou o Ônus da Criação Sobre Nós?

Há ainda espaço para perguntar: “Se o propósito da Torá e de toda a criação é elevar a base da humanidade para que ela se torne digna dessa maravilhosa sublimidade, e possa aderir-se a Ele, Ele deveria ter nos criado com essa sublimidade, para começar, em vez de nos importunar com o trabalho das correções pelo método da Cabalá”.

Nós podemos explicar isso através das palavras de nossos Sábios: “Aquele que come o que não é seu, tem medo de olhar para sua face”. Isto significa que quem se alimenta do trabalho dos outros tem medo (vergonha) de olhar sua própria forma física, pois ela é desumana.

Como nenhuma deficiência (deficiência refere-se a não sentir prazer, mas vergonha Dele) sai de Sua plenitude, Ele nos preparou este trabalho para que possamos apreciar o trabalho das nossas próprias mãos. É por isso que Ele criou a criação nesta forma básica. O trabalho (correção da natureza egoísta de uma pessoa) nos eleva da baixeza da criação, e através dele podemos alcançar nossa sublimidade por nós mesmos. Assim, nós não sentimos o deleite e o prazer que chega até nós de sua mão generosa como um presente (na vergonha, porque nós somos os seres criados, desiguais e incapazes de retornar o amor que descobrimos vir Dele), mas como donos deste  prazer (tendo merecido ele).

– Baal HaSulam, “O Amor Ao Criador e O Amor Pelos Seres Humanos”

Comente