A Perfeição de HaVaYaH

O Zohar, “Capítulo VaYetze (E Jacó saiu),” Item 176: As chaves para os tesouros estão na sua mão direita. Estes são o terceiro discernimento que ela trouxe para baixo com ela de Ima do Jardim do Éden, à Luz da Hassadim cujo lugar é na mão direita, que veste a Hochma, e que são chamadas de “chaves para o patrimônio”, uma vez que elas abrem os tesouros da sabedoria. Sem eles, todos os tesouros da sabedoria permaneceriam ocultos, como um cadeado e um parafuso.

Finalmente, o que a sabedoria da Cabalá está nos dizendo? Ela explica como fazemos uso das mudanças dentro de nossos desejos, que temos certo controle sobre, para nos tornarmos semelhante ao Criador. Todos os desejos vêm equipados com a estrutura original, chamado Havayah, que não podemos mudar. Todo o material da criatura, criado pelo Criador, que deu o seu cunho original, seu verdadeiro modelo chamado de Yod-Hey-Vav-Hey. Na verdade, caso contrário, esse material não há como perceber a luz proveniente do Criador. E é por isso que essa marca deve estar no material, caso contrário não há nenhuma criatura, ou seja, algo que sente que é um, recebendo e dois, recebendo do Criador.

Portanto, HaVaYah significa o mínimo abaixo do qual não há nenhuma criatura. A Luz deve espalhar através das quarto fases completas do desejo. Esta forma deve existir no material. Depois que a criatura já tiver essa impressão original do Criador, nós aprenderemos as formas que ela assume, adota, do Criador, uma vez que começa a crescer à semelhança dEle.

HaVaYah é a estrutura perfeita. Sua perfeição é tanta que o material da criatura não faz nada, enquanto que Criador não imprime tudo na mesma, ou que a criatura faz tudo, tornando-se semelhante ao Criador e existentes em perfeito HaVaYah.

Para a criatura existir em HaVaYah perfeito por ser semelhante ao Criador, deve doar de volta para Ela as Dez Sefirot da Luz Refletida, semelhante as Dez Sefirot do Criador da Luz Direta. Como é isto possível? É possível, se a criatura tem o poder de doação, que se eleva de Malchut para Keter.

Da 2a. parte da Lição Diária de Cabalá de 28/06/10, O Zohar