Um Drama Cabalístico

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Por que é tão difícil cumprir a condição chamada “comprar um amigo para si”? Será que o nosso egoísmo não sente prazer nisso?

Minha resposta: Você “compra” amigos rebaixando-se diante deles, fazendo o que eles querem. Isso se chama “pagar”. Ao invés de se orgulhar ao entrar em uma loja com um monte de dinheiro e escolher de quem comprar, você compra um amigo fazendo por ele o que for necessário; você o serve. Você não o compra “por cima”, você o compra “por baixo”. Você está disposto a fazer tudo por ele, ainda que ele não precise de você.

Em outras palavras, você se curva diante dele e pergunta: “O que eu posso fazer por você, de modo que você se torne meu amigo? Eu estou disposto a qualquer coisa, basta que você devolva o meu desejo espiritual, a minha alma!”.

Você não pode exigir energicamente que ele devolva sua alma, pois ela está em poder dele. Se você quer receber a sua alma agora, você precisa abordá-lo de diferentes ângulos, tentando encontrar a abordagem que o fará liberar sua alma. Seu sucesso depende apenas da atitude positiva dele para com você. Se ele não quiser tratá-lo bem, você está perdido.

Será que alguma vez você cuidou de alguém, tentando ganhar a sua confiança? Imagine que agora você está diante de um juiz que deve anunciar sua sentença. Ele está fortemente inclinado contra você e está simplesmente explodindo de raiva. Como você transformaria a ira dele em misericórdia?

“A pessoa e o grupo”, este é todo o drama Cabalístico.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/06/10, O artigo, “Faça um Rav para si e compre um amigo – 2”