Todo Universo É Somente Dez Sefirot

O Zohar, Capítulo “VaYetze (E Jacó Saiu), “Item 59: “E eis que o Senhor ficou em cima dele”. “Aqui na escada, Jacó viu a ligação da fé, Nukva, unindo todas as Sefirot como um todo. “Ficou em cima dele” é como está escrito, “A estátua de sal”, um monte, uma vez que todos os graus como um estão numa mesma escada, a Nukva ligando tudo, em um nó, porque essa escada foi dada entre os dois lados. Está escrito: “Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, vosso pai, o Deus de Isaque.” Esses são os dois lados, direito e esquerdo- Abraão é o direito e Isaac é o esquerdo.

Malchut é uma imagem, uma imagem do Criador. Estamos dentro de Malchut. Na verdade, somos Malchut e sentimos de tudo internamente como uma imagem do mundo. Na verdade, nós sempre sentimos o Criador e nada mais que Ele. O problema é que O sentimos em conformidade com as nossas propriedades e ao nível da nossa semelhança com Ele.

Sensações sempre vêm da Luz, mas o desejo (o vaso de sua percepção) sente-se como um determinado objeto, dependendo da sua oposição ou semelhança com a Luz. É por isso que as Sefirot Superior constituem propriedades que estão presentes em Malchut e incluem a atitude do Criador para as tentativas de Malchut de se tornar semelhante a elas. Elas são chamadas Sefirot, uma vez que iluminam dentro Malchut na qual “acende” por causa do seu desejo de receber prazer corrigido, a fim de doar. É por isso que é luminescente.

A Luz Superior não acende por si, é escondida. Somente na medida em que o menor avança e tenta tornar-se semelhante ao Superior fazendo as propriedades do inferior acender e são chamados Sefirot.

Tudo o que sinto começa e termina dentro de Malchut. Qualquer coisa que possamos imaginar existir antes de Malchut é uma ilusão da nossa percepção. Da mesma forma, envisionamos uma certa realidade ao nosso redor, mas na verdade não há nada, tudo está dentro de nós. Nós simplesmente dividimos toda a realidade em “eu” e algo “fora de mim.”

O mesmo acontece na espiritualidade: Dividimos toda a realidade em uma alma que como ainda não tem nenhuma sensação de si mesma e algo que está fora dela. Mas, quando nossa correção está completa, tudo vem junto e não há nenhuma diferença entre “externo” e “interno”, tudo se funde em um ponto.

Enquanto uma pessoa avança, ela começa a ver que, apesar de tudo, o cenário ao seu redor se torna maior, mais intenso e complicado, ao mesmo tempo, ela se concentra e se organiza em dez Sefirot. Isso nos permite chegar à conclusão de que tudo depende de nossa percepção, ou seja, na medida de nossa semelhança com a Luz.

Da primeira parte da lição diária de 14/6/10 de Cabalá, o Zohar

Material Relacionado:

Adquirindo a Percepção Verdadeira do Mundo
A Vida É Fusão Com O Criador