Respostas Às Suas Perguntas, Parte 5

Dr. Michael LaitmanQual é o Propósito da Criação?
Dúvidas sobre o post
Cabalistas Sobre o Propósito da Criação”, Parte 2

Pergunta: Resulta que como somos um desejo único e comum, nós temos que receber tudo o que o Criador preparou para nós. É por isso que precisamos nos preparar para a festa suprema? Nós devemos desenvolver a conexão superior entre nós, de modo a suportarmos junto o Criador? E isso depois de dizer-Lhe, “Não”, e nos tornarmos independentes e superarmos a nossa vergonha? Isso é uma discrepância! É uma festa eterna entre os dois parceiros iguais, em uma espécie de renascimento? É difícil imaginar esta divisão mesmo por um segundo!

Minha resposta: Isso é porque você, meu querido, ainda é um simples egoísta; isto é, você existe apenas em uma natureza. Quando a outra natureza, altruísta, começar a se manifestar dentro de você, ela não te levará a uma “divisão esquizofrênica”. Pelo contrário, você terá a oportunidade de compreender como os opostos se unem. A proósito, a física quântica já está descobrindo tais manifestações da natureza.

Pergunta: Nós podemos dizer que a minha natureza temporária de ser um escravo muda apenas nas sensações, quando eu simplesmente escolho o mestre, mesmo na ausência de seu papel funcional e, possivelmente, sua essência? Então, como nós devemos redefinir nosso relacionamento quando eu escolho trabalhar no lugar do mestre, por um pagamento bom? Quem é ele em relação a mim, um parceiro? Por que a Torá usa a palavra “escravo”, tanto do lado do Criador (“‘Não tema, meu servo Jacó’, disse o Criador”), bem como do lado dos caracteres (“escravo do Criador”)?

Minha Resposta: Existem muitos tipos de conexão com o Criador: “filho”, “escravo”, “mulher”, “amigo” e assim por diante. “Escravo” refere-se a uma preferência completa da qualidade de doação em relação àquela de recepção.

Uma pergunta sobre o post “Cabalistas Sobre o Propósito da Criação”, Parte 3

Pergunta: A frase: “Nem com os olhos se viu um Deus além de ti”… E os outros?

Minha resposta: Ela se aplica a todos, mas apenas dentro das qualidades corrigidas da pessoa.