O Sistema do Futuro, Parte 1

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Como deve ser o sistema de Internet do futuro? Você mencionou que ele deve transmitir a atmosfera do Bnei Baruch.

Minha Resposta: Isso está incorrecto. Este sistema deve transmitir a atmosfera descrita pelos Cabalistas, o sistema que tem de governar na futura sociedade. Nosso plano é de criar uma sociedade virtual que é livre e aberta para todos; uma sociedade que ensina uma pessoa a viver em concordância com leis espirituais. Ele deve ser feito de uma maneira natural e amável. Ele tem de incluir elementos de jogos educativos que ensinem as pessoas a gradualmente começar a sentir a natureza e compreender porque ela nos influencia de certa maneira, e porque nos sentimos nós mal devido a sermos opostos a ela, e como podemos nós alterar-nos a nós mesmos de forma a nos sentirmos melhor.

Ele deve ser uma espécie de “adaptação” do homem à natureza. Nós existimos na natureza mas não temos ideia de quão opostos nós somos a ela; esta é a razão do nosso sofrimento constante. Nós temos de criar um “amortecedor” ou em vez disso um “adaptador” entre nós e a natureza. Isso é o que nós precisamos a sério.

Pergunta (continuação): Mas deve ser este um sistema único que transmitirá informação sobre Cabala na sua totalidade?
 
Minha Resposta: Ele deve ser similar a como nós ensinamos as crianças a se ajustarem à realidade neste mundo, como terem sucesso à medida que elas tomam conta deste mundo, e como usá-lo até à sua capacidade máxima. É claro, elas não o usam da maneira certa, e como resultado elas sofrem. Mas ainda assim, é possível ensinar uma pessoa.

Você pega um pequeno “macaco” que não conhece ou compreende nada e desenvolve-o numa “pessoa inteligente” que é capaz de navegar neste mundo e se adaptar a ele de acordo com as suas próprias necessidades. O mesmo se aplica à “educação” no mundo espiritual.

Para esse propósito, é nos dada a sabedoria da Cabala. Nós possuímos certo conhecimento dela porque isto é o que nos é mandado a fazer. É nos mandado construir uma tal sociedade. Mas sabemos nós como a construir? Comecemos a construir juntos um modelo dela.

Pergunta (continuação): O problema principal é encontrar um método que transfira o conhecimento que possuímos para um novo sistema de Internet e o implemente de forma correspondente. É tão complicado transmitir a informação na sua totalidade! Digamos que uma pessoa visite o nosso site. Que encontra ela como usuária? Que tipo de site deve ele ser?

Minha Resposta: Ele deve ser um site acolhedor que lhe ensine bondade e revele o método de estabelecer conexões correctas com outras pessoas neste mundo e consigo mesmo. Gradualmente, ela começa a perceber quão benéfico ele é e começa a compreender que esta é a única solução correcta que existe.

O site tem de dar exemplos baseados na vida dentro da natureza e da sociedade humana, juntamente com ilustrações baseadas em outros sistemas em todos os níveis: inanimado, vegetativo, e animal. Os exemplos devem claramente demonstrar o tipo de relacionamento que nós temos de construir com os outros num nível humano.

Não é impossível. Nós simplesmente temos de começar a construir este sistema passo a passo. Nós não temos escolha; caso contrário, nós seremos forçados a avançar através dos “golpes do destino”. Podemos nós sermos chamados Homo sapiens se nós avançarmos desta maneira?