O Que Levarei Comigo?

A questão que eu recebi: Será que minha alma vai lembrar de tudo que eu aprendi nesta vida? Vou continuar a estudar Cabalá e voltar para o grupo novamente na minha próxima vida?

Minha Resposta: A única coisa que uma pessoa leva com ela desta vida é o caminho espiritual pelo qual ela passou, isso não desaparece. Afinal de contas, no que diz respeito à espiritualidade, o que somos e  continuaremos a estar numa mesma realidade, mas é um pouco escondida de nós.

Estou constantemente situado na minha alma, apesar do fato de que eu não sentir isso, eu continuo a trabalhar com ela e passar por diferentes estados. Tudo isso ocorre em minha alma eterna. O fato de eu agora ver os corpos físicos deste mundo ao meu redor é uma miragem do meu estado espiritual.

Se eu trabalhar internamente agora, então eu vou começar a minha próxima reencarnação de um estado espiritual mais elevado, e vou entrar para um grupo de Cabalá mais rápido e serei mais bem sucedido nos meus estudos. O caminho inteiro anterior permanecerá dentro de mim na forma de genes espirituais (Reshimot); ele não desaparece. No mundo espiritual, nada desaparece, as coisas só desaparecem no nosso mundo, porque este mundo inteiro acabará por desaparecer. Entretanto, nada que eu tenha adquirido através do meu desejo egoísta permanece, pois o próprio desejo desaparece, só a roupa externa permanece.

Toda vez que a alma passa por uma nova reencarnação, constrói um ambiente para si de acordo com sua capacidade e à necessidade de corrigir-se. Por que eu existo nesse meio e não num diferente? É porque a minha alma exige isso. Nenhum cálculo é feito em relação aos corpos, pois eles existem em relação uns com os outros, neste mundo, em todas as situações que são necessárias para a correção da alma.

Ao mesmo tempo, o corpo não é levado em conta. Na verdade, não existe em todos, é uma ilusão virtual que nos apresenta desta forma. Na verdade, só a alma existe, mas somos incapazes de sentir. E seu desenvolvimento determina claramente o que acontece com os corpos.

Assim, no final do “O Prefácio do livro do Zohar” Baal HaSulam escreveu que apenas a correção das almas vai nos ajudar a corrigir o nosso mundo e perceber a vida corporal. Todos os crimes que ocorrem no mundo são uma consequência da necessidade da alma para ser corrigida. Ao mesmo tempo, não existem ações ou correções neste mundo: as mudanças só são possíveis através da alma.

Da 4a. da lição Diária de Kabbalah 6/2/10, o artigo “Qual o grau que deve conseguir uma pessoa?”

Material Relacionado:
Quando Chegou A Hora De Partir Do Mundo