O Criador Fica Bravo?

Um breve resumo da porção semanal da Torá “Chukat”, Parte 1: A nação de Israel continua a vagar pelo deserto e chega a Cades, que está situado no deserto de Tzin, onde o povo começa a reclamar sobre a falta de água. Moisés e Arão se voltam para o Criador e pedem conselho e Ele diz para eles que peçam a rocha para dar-lhes água na frente de toda a comunidade. No entanto, em vez de pedir a rocha, eles a chutam. Isso irrita o Criador, e Ele os sentencia a morrer no deserto, e não estar entre aqueles que irão trazer a nação à terra de Israel.

A pergunta que recebi: Se o Criador nos dá o ponto no coração e nos leva através de todos os estados Ele mesmo, então por que Ele fica com raiva?

Minha resposta: É óbvio que o Criador cria todos os problemas para nós desde o início. Ele nos dá obstáculos a cada passo do caminho, ninguém mais faz. Da maneira mais cruel, Ele primeiro executa o mal, e, em seguida, grita, nos pune, e depois faz uma sugestão: “OK, faça diferente, que será melhor para você.” Entretanto, enquanto estamos nesse estado “melhor”, Ele mais uma vez torna ainda pior para nós e nos castiga mais uma vez.

Por que Ele se zanga? Essa ira é a correção. A pessoa sente o comportamento do Criador dentro de si, esta é a forma como estamos organizados. Não podemos relacionar essa sensação com a Força Superior e ao que acontece dentro dela. Afinal, nada acontece com o Criador, Ele existe em repouso absoluto.

No entanto, uma vez que ainda não existimos em um estado completamente corrigido, nossa realidade é dividida em “mim” e “fora de mim”, “eu” e “o mundo que me rodeia”, “eu” e “o mundo espiritual” e  “eu” e o “Criador”. Entretanto, tudo o que é aparentemente externo para mim é na sua essência eu, por enquanto, ele só parece existir fora de mim.

Portanto, o comportamento do Criador, que é apresentado a mim em diversas formas, é realmente só o jeito que eu O imagino através das minhas próprias qualidades. Se eu me corrigir, vou ver amor, nada exceto o amor, que vem do Criador. Mas, enquanto os meus desejos externos não forem corrigidos, estes desejos me trazem uma sensação de um mundo mau ou uma sensação de um Criador mau.

Da Lição da Noite Sobre Zohar 06/14/10