Nosso Trabalho É Preparar O Desejo

De acordo com os Cabalistas, O Zohar é a parte mais efetiva de toda a Torá e de todos os livros Cabalísticos. Por quê? Esses livros são chamados santos (a propriedade de Bina), porque eles foram escritos das alturas do alcance espiritual. Dessa forma, ao lê-los, nós podemos atrair até nós mesmos a Luz que nos leva de volta ao Criador (à semelhança com Ele).

Porém, nós não podemos corrigir o desejo de receber somente através do desejo de nos corrigir, pois não há Luz, nem satisfação sem um desejo. Assim, nós temos que pedir que a Luz atue sobre nós e nos transforme. Essa Luz é chamada a “Luz Circundante” porque ela brilha sobre nós desde longe. Sob a influência da Luz, nossa “má intenção” se torna em uma boa intenção. Então, na medida em que o desejo se assemelha à Luz, a Luz o preenche.

Por essa razão preparar-se para o estudo da Torá significa adquirir o desejo pela correção. Esse desejo é precedido pela compreensão de que a nossa natureza é má (para nós). O mal em nossa natureza é nossa inabilidade de nos unir uns com os outros! Nossa unificação é precisamente o vaso onde nossa vida Superior, espiritual pode ser revelada.

Assim, temos que tentar estabelecer a conexão com cada um e nos unir. Isso é descrito nos escritos onde Israel permaneceu aos pés do Monte Sinai: “como um só homem com um só coração”, “todos de Israel são amigos”, e “ama teu próximo como a ti mesmo”. Depois que nós descobrimos nossa inabilidade para nos unir e começamos a sentir o que nos impede de alcançar nosso bom estado, então MAN, a prece verdadeira, o desejo de nos tornar corrigidos, irá emergir dentro de nós.

Isto é, a preparação para o estudo da Torá soma todos os nossos esforços de união, nos fazendo sentir como somos incapazes de fazer isso, percebendo esse estado como mau, como um obstáculo no caminho para o bem. Isto é, o estudo da Torá vem após a correta preparação; MAN emerge por si mesma.

Podemos já pensar e esclarecer tudo isso enquanto lemos O Livro do Zohar. Enquanto isso, a Luz nos ajudará no nosso trabalho.

Da 1ª parte da Lição diária de Cbala 06/09/10, O Zohar