MAN: A Oração Completa

Uma pergunta que recebi: Temos que elevar  MAN (Mayın Nukvin, uma oração). É esta ação realizada no âmbito do desejo?

Minha resposta: MAN significa que eu estou pedindo a força de doação. De dentro de Malchut, dirijo-me a Bina para pedir que eu tenha a capacidade de doar. No entanto, tenho que chegar ao estado, através do qual,  fico realizado com essa oração (MAN) sendo suficiente para mim, sinto a alegria de ser capaz de me elevar à MAN.

Como é que a Torá descreve esse estado? É quando você vem para a “Luz do dia”. “Um dia” é quando você não tem nada e estava vagando pelo deserto, olhando para o MAN (o desejo de dar), e você o encontrou. Quando o fizer, você se anima, satisfazendo todos os seus dsejos. Ele contém tudo o que você deseja.

Que tipo de “sabor” é? De onde é que está vindo? O que é MAN? Ele vem a ti, através de Bina. É quando uma mera possibilidade de fazer um apelo ao Criador é suficiente para você: “Eu tenho a conexão com ele. Posso pedir-lhe. Nada é mais importante para mim”.

Contudo, não quero ter o desejo em que eu posso revelar o Criador? Não. Eu estou satisfeito por ter apenas uma aspiração a ele. Trata-se da minha satisfação agora. A conexão com o Criador, através do grupo satisfaz-me.

“Mas que tipo de conexão é? Como você pode ter alguma coisa? Você não tem nada.” É verdade, mas posso recorrer a ele pela elevação de MAN? Quando isso é possível, é o suficiente. Isso é chamado de “vaguear pelo deserto”, adquirindo as propriedades do “Hafetz Hesed” (aquele que não quer nada). Na sobremesa, tu é privado de tudo, você realmente não deseja para si mesmo. Ainda assim, você adquire a correção pela propriedade de auto-outorga semelhança do Criador, e este é o seu cumprimento.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 6/6/10, O Zohar

Material Relacionado:
Aprenda A Ver A Luz Na Doação