“Faremos E Obedeceremos”

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Por que o homem recebe tanta inteligência do Alto? Como resultado, seu raciocínio tem mais importância e rejeita suas ações, retirando-lhe a oportunidade de avançar?

Minha resposta: As pessoas recebem tanta inteligência para não serem animais. Um animal tem inteligência suficiente para viver e não cometer erros. Nós recebemos uma inteligência excessiva de modo que cometêssemos erros, construíssemos planos para o futuro, tivéssemos intenções egoístas, e junto com isso, a inteligência para aspirarmos a um grau mais elevado, para nos desenvolvermos e sofrermos. Afinal de contas, o sofrimento nos faz avançar.

Um desejo adicional, o  ponto no coração, desperta na pessoa e provoca sua insatisfação: “Quem sou eu? Para que estou vivendo? O que é a vida? O que é a morte?”. Um animal não pergunta sobre essas coisas. Você não se queixa por receber todas estas questões em vez de viver apenas pacificamente como faz um animal, não é?

Inteligência demais não é problema. O problema ocorre quando a pessoa permite que sua mente corporal a controle e a impessa de agir. Se a ação não for coordenada com a mente, a mente ganha e interrompe a ação.

Nós precisamos entrar em sintonia com o grupo, para construirmos um bom relacionamento, e para “comprarmos um amigo para nós”. Isto é chamado de ação, como está escrito: “Faremos e [então] obedeceremos”. Isto significa que nós alcançaremos o grau de Bina. Afinal de contas, por meio da ação, nós atraimos a Luz da correção de Bina. Ela nos influencia e nos dá a sua qualidade de doação. No entanto, se a mente impede a pessoa de agir, então ela não pode mudar.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/06/10, O artigo, “Faça um Rav para si e compre um amigo – 2”