Confie No Seu Coração

Recebi uma pergunta: Como eu posso ter a certeza de que meu professor de Cabalá é um verdadeiro Cabalista se eu tenho que caminhar através da fé acima da razão?

Minha resposta: Como você pode verificar o nível em que o seu professor está ou se ele é um Cabalista ou não? Quem é você para examinar isso? Que ferramentas você tem e quais testes você pode executar?

Talvez você pudesse testar o quanto ele conhece teoria e o Talmud Eser Sefirot? Mas, todos se lembram da história de Baal HaSulam sobre os “cabalistas” com quem ele se encontrou em Jerusalém. Eles conheciam de cor todos os livros do ARI e todo O Livro do Zohar. Se eles escutavam o início de uma frase eles podiam continuá-la até o fim do capítulo.

Mas, isso prova que eles eram Cabalistas e tinham o alcance espiritual? Eles eram somente um computador com boa memória. Além do conhecimento teórico e da habilidade de apresentá-lo com destreza, eles pareciam não ter outro critério para ter certeza. Como você pode testar isso se você não tem as ferramentas apropriadas?

A espiritualidade existe nas propriedades que você não possui ainda e isso faz você ser incapaz de determinar se outra pessoa tem essas propriedades espirituais ou não. Além disso, qualquer Cabalista também pode se ocultar. Mesmo para outro Cabalista, ele pode se “camuflar” em tal medida que o outro não reconheceria ou sentiria nada.

Por isso, o único jeito de verificar alguém é com o seu próprio coração. Você deve abrir seu coração para você mesmo, nunca enganar a si mesmo, e então ver se você está pronto para seguir essa pessoa sem remorso ou auto coerção, e sem lutar com suas dúvidas.

Pode haver algumas coisas com as quais você não concorde, mas você continua de qualquer forma para dar a elas uma chance. Você pode não gostar do seu jeito de ensinar ou do seu comportamento, mas você está pronto a verificar os princípios que ele usa e por qual razão.

Você é aquele que deve investigar; ninguém mais pode fazer isso além de você. Em quem mais você confia? Não há diferença entre acreditar no seu professor e confiar numa pessoa que fala sobre ele a você. Na palavra de quem você pode confiar? “Confiar em alguém” significa usar a “fé acima da razão” e confiar que seu professor está na espiritualidade e sobre o que está falando.

Por isso, só o seu coração pode dar a você uma pista. Como está dito: “A pessoa deve sempre aprender onde estão os desejos de seu coração”. É necessário compreender exatamente o que seu coração quer e então evitar as opiniões de outras pessoas para que você possa confiar na sua escolha.

Comente