Cabalistas Sobre O Propósito Da Criação, Parte 6

Caros amigos, por favor, façam perguntas em relação a essas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Comentários entre parênteses são meus.

todos os mundos, Superiores e inferiores, e tudo dentro deles, foram criados apenas para o homem [para chegar à completa equivalência com o Criador]. Isto é assim porque todos esses mundos e níveis e só vieram para complementar as almas na medida do Dvekut [equivalência das propriedades de amor e doação] que faltaram em respeito ao pensamento da criação [como o Criador disse: eu criei a má inclinação no homem].

No início, eram restritos e suspensos nível por nível e mundo após mundo, até o nosso mundo material [egoísta], para trazer a alma em um corpo do mundo, que é totalmente receber e não conceder [o desejo de receber, com a intenção para si próprio. O desejo de receber com a intenção de doar é considerado doação. Daqui resulta que a intenção determina a natureza da ação ou desejo], como os animais e feras. Está escrito, “de um potro selvagem nasce um homem”.  Isto [o desejo de receber com a intenção de receber] é considerada a completa vontade de receber, que nada tem com a forma de doação. Nesse estado, um homem é considerado como completamente oposto dele, e não há maior afastamento do que isso.

Posteriormente, através da alma que veste ele por dentro, ele se engaja na Torá e Mitzvot. Aos poucos e lentamente, de baixo para Cima, ele obtém a mesma forma [intenção] de doação, como seu Criador, através de todos os discernimentos que pendiam de Cima para baixo, que não são senão graus e medidas sob a forma do desejo de dar.

Cada nível Superior significa que é mais distante da vontade de receber e mais perto de ser só para doar. No final, é concedido um ser inteiramente para doar e não receber nada por si mesmo [depois ele corrige todas as intenções em todos os seus desejos]. Naquela época, ele é completo com Dvekut verdadeiro com Ele, pois esta é a única razão pela qual o homem foi criado. Assim, todos os mundos e tudo neles foram criados apenas para o homem.  – Baal HaSulam, “Introdução ao Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, parte 9

Material Relacionado:
Crescer Na Espiritualidade