Cabalistas Sobre O Propósito Da Criação, Parte 4

Queridos amigos, por favor, façam perguntas sobre essas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Os comentários entre parênteses são meus.

Qual é o Propósito da Criação?

…Sua direção é intencional e tem como meta nos levar eventualmente (nossas almas) à adesão (semelhança) com Ele, assim ela vai residir dentro de nós (dentro de nossos desejos corrigidos, em plena equivalência com a propriedade de doação e amor chamada o Criador)…

– Baal HaSulam, Artigo “A Essência da Religião e Seu Propósito”

…o propósito de introduzir a alma (ponto no coração) dentro do corpo (desejo de receber) é tal que a alma, estando precisamente no corpo (receber para doar), retorna (se torna semelhante) a sua raiz (o Criador) e se une (em completa semelhança) com o Criador, como foi dito: “(1) E ama teu Criador, (2) e anda nos Seus caminhos, (3) e guarda Seus mandamentos, (4) e une-te com Ele”.

– Baal HaSulam, Igrot (Cartas) pg. 17

Cada pessoa é obrigada a alcançar a raiz de sua alma.

– Baal HaSulam, Artigo “A Mente que Atua”

Resulta que o propósito de toda a Criação é que as criaturas inferiores serão capazes, ao cumprir a Torah e Mitzvot (Torah é a Luz da correção e Mitzvot são as correções das 613 propriedades egoístas do homem que são executadas pela Luz. A alma é desejo de doar, uma qualidade de doação da alma para outras almas), de se elevar ainda mais, sempre se desenvolvendo, até que são recompensadas com Dvekut com seu Criador.

– Baal HaSulam, Artigo “Matan Torah (A Entrega da Torah)”, item 6