Acreditar Significa Sentir

Laitman_024Uma pergunta que recebi: O que é a “fé” antes de se atravessar a Machsom (barreira para o mundo espiritual)?

Minha resposta: Antes que a pessoa atravesse a Machsom, e entre na espiritualidade, ela não tem fé. Na Cabalá, o conceito de fé é totalmente diferente do que é habitualmente mencionado na vida cotidiana. Na Cabalá, todos estes conceitos são definidos em um nível completamente diferente.

Fé é sentir o Criador. Se eu sinto o Criador, eu acredito Nele. Note como isso é diferente do que eu pensava antes. Em nossa vida cotidiana, a fé é algo que não vemos ou sabemos, mas que acreditamos como se ela realmente existisse.

A Cabalá diz que isso não é fé, mas apenas fantasia. A Cabalá se apoia exclusivamente em sensações internas realistas e verdadeiras: à medida que eu sinto o Criador, eu recebo a força para trabalhar contra o meu ego. Uma força contra a outra; positivo contra o negativo. Isto é o que chamamos de “fé acima da razão”; isto é, a fé acima do egoísmo e das sensações dentro dele. Eu me elevo acima de tudo isso porque sou capaz de usar a razão e as sensações Superiores. No entanto, se eu não as tenho, como posso trabalhar? Baseado em histórias contadas por alguém?

Isso não é o que chamamos de fé. É um jogo que as pessoas realizam neste mundo, porque desconhecem outra maneira de se tranquilizarem. Para alcançar a fé, nós precisamos alcançar a revelação. A sabedoria da Cabalá é a revelação do Criador às criaturas, e isso é chamado de “fé”.

Da 1ª parte da Lição Diária de abalá 11/06/10, Shamati # 50

Comente