“Não Faça Para Você Mesmo Um Ídolo”

Recebi uma pergunta: O propósito de ler O Livro do Zohar é desenvolver nossa sensibilidade ao que sentimos pelos nossos cinco órgãos de percepção? Isso desenvolve nossa consciência da visão desse mundo?

Minha resposta: Absolutamente não! Enquanto leio O Zohar, eu esqueço este mundo; eu não o vejo nem o sinto. Eu estou entrando no sistema da Governança Superior e Supervisão, lendo, estudando e tentando perceber esse sistema, isto é, conectar-me com ele em minhas sensações e mente.

Eu estou tentando, com a melhor de minhas habilidades, usar todos os nomes e denominações escritas no Livro do Zohar. Em essência, todo O Zohar fala sobre Yeshsut, Zeir Anpin,Malchut e as almas. Tudo acontece entre Zeir Anpin e Malchut, mas O Zohar expressa isso em milhares de nomes e situações.

Assim, enquanto leio O Livro do Zohar, eu estou tentando entrar nesses estados espirituais, mas não atraí-los ao nosso mundo material. Por que preciso disso? Eu preciso me encontrar no espiritual, sentir como me visto em ZON do Mundo de Atzilut, me identifico, e mergulho nele com todos os meus desejos e pensamentos.

Eu preciso tentar sempre ver tudo o que está acontecendo em um corpo singular da alma comum, porque são todas minhas qualidades: Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, José, Aarão, Davi e todas as ações de que O Zohar fala, Klipa e santidade, os degraus de ZON do mundo de Atzilut.

Mas esse mundo não existe para mim, do jeito que ele é. Eu não o entendo ou sinto; eu não preciso desse mundo imaginário. Está escrito que nós precisamos nos elevar ao nível do Mundo Superior, e dali, depois de obter algum entendimento das raízes espirituais, seremos capazes de estudar seus ramos baixos em nosso mundo.

Não há necessidade de estar nos ramos “só porque”. Na verdade, é proibido ligar as raízes superiores às inferiores. Isso é chamado idolatria, quando você pega os nomes e ações do Mundo Superior e tenta ver seus efeitos nesse mundo em congruência precisa um com o outro. Isso é proibido porque é errado. O que significa “proibido”? Isso não existe. Significa “fazer um ídolo para si mesmo”.

Da 1ª Parte da Lição Diária de Cabala, 06/10/10, O Zohar