Uma Olhada Em Você De Cima

A ciência regular já está chegando perto de uma visão de mundo semelhante à espiritualidade. Tudo na ciência está unificando-se e apagando todas as fronteiras, gerando fenômenos como a físico-química e química física. Os cientistas continuam a descobrir novas forças, como se aprofundar mais na imagem do mundo com um microscópio e revelando novos elementos do mesmo. No entanto, todos esses elementos pertencem a uma fonte comum.

Em suma, toda e qualquer forma de matéria – positiva, negativa e partículas elementares neutras – se manifestam de diferentes formas da mesma idéia ou força. No entanto, de momento, somos incapazes de ver a natureza “no meio”, e estamos constantemente a percebê-la “da direita” ou “da esquerda”. Parece-nos que não existe nada no meio, como o zero, quando na verdade não pode ser zero. Consequentemente, a ciência vai chegar à conclusão de que eventual questão deve ser analisada a partir de cima para baixo, ao invés de baixo para cima, ou seja, da matéria em si.

É o que acontece com os estudos da Cabalá. Uma pessoa que trabalha duro na análise do seu material, que é o desejo de receber prazer. Ela tenta realiza-lo de alguma forma, mas como resultado, chega a uma ruptura completa e revela que é impossível fazer qualquer coisa por si mesma. Então uma pessoa se vira para o mundo superior e pede que ele seja revelado, que deseja receber a mesma forma que o Superior, a fim de revelar um  menor grau.

A ciência moderna está chegando perto de revelar o fato de que a menos que nós, os observadores, nos elevarmos a um nível mais elevado, não haverá a compreensão do nosso atual grau. A ciência da Cabala resolve esse problema no início. Cabalá explica que se uma pessoa permanece no mesmo grau, a pessoa será incapaz de revelar uma coisa. A cabala ensina: “Levante mais, e aí você vai atingir a força que te controla é a mesma força que te construiu e agora leva você através de todos os estados os quais você está enfrentando.”

Portanto, embora a ciência ainda não atingiu seu estágio final de desenvolvimento (está chegando próximo disso), ela acabará por revelar que temos de subir para um nível mais elevado, a fim de entender alguma coisa em nós mesmos. Toda a realidade está contida dentro do nosso desejo, assim nós realmente nos beneficiaremos revelando milhares de fenômenos adicionais na mesma ou descobrindo as partículas mais elementares da física quântica? É impossível unir todas as peças juntas, sem compreender a força que controla tudo. Trata-se de todo o problema para atingir o nível mais elevado, o que move toda a nossa realidade.

Cabalá, por outro lado, coloca o objectivo de atingir o Criador, o grau superior, imediatamente na frente de uma pessoa. Além disso, é uma abordagem totalmente científica, uma vez mantendo-se submerso no nosso material, não podemos atingir este material, nós precisamos aumentar o nível de forças.

Da Aula Noturna do Zohar de 13/05/10

Comente