Suba Um Degrau Em Direção Ao Criador

O Zohar, “Capítulo Vayikra (O Senhor Chamou),” Item 83: … como está escrito: “Eis o teu rei virá a vós”, certamente, não você a Ele. Ele virá a você para aplacá-lo, Ele virá a você para levantá-lo, Ele virá a você para complementá-lo em tudo, Ele virá a você para levantar-lhe a seu palácio, de se relacionar com você em ligação eterna, para todos os tempos, como está escrito: “E eu vou desposar-te a Mim em fidelidade.”
Devemos levantar Malchut das cinzas por nossa conta, ou o Criador Misericordioso levanta a tenda caída de Davi para nós? Precisamos esperar no exílio e tudo será revelado do Alto? Ou será que temos de reconhecer que o Rei chegou, fez seu trabalho, estende-se a nós, e nós precisamos nos agarrar a Ele e evoluir?

Há pessoas que dizem que tudo o que virá e se revelará a partir do Alto, que o Terceiro Templo vai “cair” do céu, e não precisamos fazer nada, mas apenas continuar esperando. Este é o “Galut” (o tempo do exílio) o tipo de pensamento.

Cabalistas, por outro lado, nos explicam que temos que nos forçar no exílio (a partir do nível de espiritualidade) para um período específico de tempo, até o final do século 20. Então, a partir de Cima, o Criador nos retornou a Terra de Israel e nos revelou o método de correção que é a Cabalá e o Zohar. Ele criou todas as condições para o livre arbítrio e a Doação da Torá ,do Alto, ocorreu. Agora, as pessoas precisam receber a Torá e realizá-la em sua correção.

Isto é o que chamamos “o rei chegou à rainha.” Ele dá-lhe tudo. No entanto, agora ela deve dar um passo em direção ao rei, e expressar o desejo de unir-se com ele, ao invés de meramente seguir descansada, sem fazer uma única ação em seu próprio nome. Afinal, o rei a obriga a agir e estende a mão para ela, revelando seu desejo.

Isso é o que aqueles que estudam a Torá externa, os religiosos, e aqueles que estudam a Torá interior, que são os cabalistas, discutem. Não há nada a acrescentar à observância externa dos costumes já que a adição inteira acontece no seu interior, isto é, nas intenções, o discernimento da vontade, e a revelação de inclinação do mal que precisam ser corrigidas.

Desde o primeiro do Lição Diária de Cabalá de 16/05/10, O Zohar

Material Relacionado:
Tornando-se merecedor do nascimento espiritual