Porque É a Relva Sempre Mais Verde Do Outro Lado?

Laitman_718_02Nós sempre temos a impressão do desejo (Reshimo de Aviut) e da Luz (Reshimo de Hitlabshut), que não têm correspondência entre si. Nós sentimos que podemos receber uma Luz maior do que atualmente acomodamos, e isso, na verdade, é bom! Todas as nossas qualidades – inveja, ambição, aspiração pelo poder e honra – derivam disto.

Se eu sou uma “célula” sensorial que sente o desejo por algo definitivo (“A”, a Reshimo de Aviut), eu vejo à minha volta apenas o que se relaciona a “A”. Se eu tenho dados adicionais (“B”, a Reshimo de Hitlabshut) dentro de mim, eu observo algo relacionado a “B”.

Grass is Alwyas Greener

A discrepância ou diferença entre as Reshimot (registros informativos) do desejo e da Luz (prazer) faz-me ver “a relva do meu vizinho” como sendo mais verde que a minha própria. Por outras palavras, eu tenho a capacidade de invejar, compreender mais, comparar-me a mim mesmo com os outros, e reconhecer que há alguém que é maior que eu. Esta capacidade de percepcionar e reconhecer novos níveis adicionais é uma propriedade humana.

Esta divergência desencadeia nosso desenvolvimento. Não há tal discrepância nas Reshimot dos níveis inanimado, vegetativo ou animal. Apenas o homem possui esta qualidade, devido a sua forma espiritual especial.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 30/04/10, Prefácio à Sabedoria da Cabala