O Significado Espiritual do Dízimo

Um questão eu recebi: Qual é o significado espiritual do dízimo (Maaser)?

Minha Resposta: O dízimo é a separação da décima parte do Malchut. A Torá nos instrui a anular as peças que, em vez de serem utilizadas para fins de outorga diretamente só podem ser utilizados pela sociedade. Este cálculo é realizado apenas no que diz respeito ao Criador, por causa da doação a Ele.

A Torá descreve vários tipos de impostos, mas todos esses são baseados em um princípio: Já que sou incapaz de doar com certos desejos que eu tenho dentro de mim bem como em relação à Luz que vem a mim; Eu transmito esses desejos ao desejo geral (kli). Em um desejo comum, através de uma sociedade, eu sou capaz de fazer isto.

Meu Kli é parcial, o que significa que, por enquanto, a tela cobre apenas uma parte dos meus desejos, na qual eu estou pronto para receber a fim de doação. Como posso corrigir a parte em que sou incapaz de doar?

Eu recebo a Luz para essa parte e transfiro o desejo de receber prazer junto com a Luz recebida para um Kli externo. Assim eu me preparo para a correção. Por não usar Maaser hoje (a décima parte de Malchut, que não pode ser corrigida), eu preparo essa parte para a correção através da sociedade.

Na ciência da Cabalá, estudamos os nossos desejos chamados “vestuário” e “casa.”  Eles são corrigidas porque eu as vejo primeiro como externa a mim, e depois as transfiro para a minha interioridade.

O mesmo se aplica ao Maaser. Eu aparentemente o transfiro para uso externo, mas então ele se torna a minha interioridade e me devolve os desejos que eu anteriormente não considerava meus próprios. Por enquanto, nas minhas sensações, eu não posso corrigir essa parte, a fim de usá-las, recebendo em prol da doação.

Da 1a. parte da Lição Diária de Cabalá de 28/04/10, O Zohar

Material Relacionado:
Site do maseer