O Significado Espiritual do Dízimo

Um questão eu recebi: Qual é o significado espiritual do dízimo (Maaser)?

Minha Resposta: O dízimo é a separação da décima parte do Malchut. A Torá nos instrui a anular as peças que, em vez de serem utilizadas para fins de outorga diretamente só podem ser utilizados pela sociedade. Este cálculo é realizado apenas no que diz respeito ao Criador, por causa da doação a Ele.

A Torá descreve vários tipos de impostos, mas todos esses são baseados em um princípio: Já que sou incapaz de doar com certos desejos que eu tenho dentro de mim bem como em relação à Luz que vem a mim; Eu transmito esses desejos ao desejo geral (kli). Em um desejo comum, através de uma sociedade, eu sou capaz de fazer isto.

Meu Kli é parcial, o que significa que, por enquanto, a tela cobre apenas uma parte dos meus desejos, na qual eu estou pronto para receber a fim de doação. Como posso corrigir a parte em que sou incapaz de doar?

Eu recebo a Luz para essa parte e transfiro o desejo de receber prazer junto com a Luz recebida para um Kli externo. Assim eu me preparo para a correção. Por não usar Maaser hoje (a décima parte de Malchut, que não pode ser corrigida), eu preparo essa parte para a correção através da sociedade.

Na ciência da Cabalá, estudamos os nossos desejos chamados “vestuário” e “casa.”  Eles são corrigidas porque eu as vejo primeiro como externa a mim, e depois as transfiro para a minha interioridade.

O mesmo se aplica ao Maaser. Eu aparentemente o transfiro para uso externo, mas então ele se torna a minha interioridade e me devolve os desejos que eu anteriormente não considerava meus próprios. Por enquanto, nas minhas sensações, eu não posso corrigir essa parte, a fim de usá-las, recebendo em prol da doação.

Da 1a. parte da Lição Diária de Cabalá de 28/04/10, O Zohar

Material Relacionado:
Site do maseer

7 Comentários

  1. Boa tarde,

    Como sou iniciante em Cabala confesso que não entendi quase nada deste artigo!
    Em suma: deve-se ou não dar o dízimo?
    No sentido aqui quero dizer 10% de nossos ganhos para alguma causa social, espiritual ou mesmo para ajudar com mantimentos a quem está em extrema miséria.

    Bem, agradeço a elucidação.

    Abraços.
    Agnaldo

  2. Compartilho da opinião do Agnaldo. Gostaria de ter acesso a uma explanação mais clara quanto ao tema.

    Obrigada!

  3. Para ser bem sincero, não entendo quase nenhum artigo que o Michael Laitman escreve ou os seus vídeos…Com certeza não é uma linguagem acessível a todos.

  4. Olá Senhore(s),

    Para entender esses termos e o que Laitman diz procurem pelo livro e o curso disponível na internet: Cabala Revelada. Tem as explicações básicas e entendimento dos termos que normalmente ele ussa.

    Na Cabalá (no caso, masse Bereshit que se baseia em como nossa realidade foi criada para poder entender o resto e é a forma mais de Cabalá conhecida hoje), antes de tudo vem o “Desejo”. Ele está explicando que no processo de transformação do nosso desejo de “Receber” para desejo de “Compartilhar” (nosso objetivo atual) existe uma parte que nós não podemos transformar a não ser se for através do dízimo.

    Sim, é claro que deve dar o dízimo, mas existe uma forma de dá-lo (como, a quem, quando etc). A consciência é importante antes de tudo.

    Dúvidas?

  5. Olá,
    com relação a como, como farei? A quem doarei? E quando?

  6. Boa tarde,
    Estou querendo entrar num grupo para aprender cabala Mais Profundo.
    Como faco ?
    Grata celeste

  7. Nao consigo entrar nos cursos de Bnei Baruch .o site sempre esta
    Em manutencao. Sera quando vai abrir as matriculas?
    Grata celeste

Comente