Nós Nos Reunimos Aqui Para Nos Tornarmos Humanos

Dr. Michael LaitmanArtigo do Rabash, “O Propósito da Associação”: Nós nos reunimos hoje para estabelecer uma associação daqueles que estão interessados em seguir o caminho e o método do autor do “Sulam” (Cabalista Rabino Yehuda Ashlag), o caminho da ascensão do nível animal ao nível humano.

Nós temos de deduzir os princípios fundamentais deste artigo:

1. O que significa “reunir”?

2. O que é “o método do Baal HaSulam”?

3. O que é “o nível humano”?

4. Foi o homem criado para experimentar prazer ou temor perante o Criador?

5. A condição para alcançar tudo isto é a equivalência de forma com o Criador.

6. O desejo de desfrutar em si mesmo não é mau. Ele é a matéria de toda a criação. A inclinação ao mal (Yetzer Ra) é a nossa relutância em nos unirmos e corrigirmos a quebra da alma comum em partes, nossas almas individuais.

7. Nós não devemos destruir o desejo egoísta, mas apenas corrigir sua intenção de “para mim mesmo” para a intenção de doar, “para os outros”. Dentro do nosso desejo de receber, nós somos sempre opostos ao Criador, mas dentro da intenção de doar, nós nos unimos a Ele.

8. A adesão com o Criador ocorre através da equivalência de forma com Ele. A maneira de alcançar a intenção de doar é através do trabalho com o grupo. Esta tarefa é alcançável e verificável, e o desejo comum de doar que nós criamos juntos é a nossa alma comum, a qual o Criador preenche.

9. Qualquer estado em que estamos consiste de dois estados opostos, e à medida que avançamos, o espaço entre eles aumenta. Por um lado, eu revelo continuamente quão insignificante eu sou, e ao mesmo tempo, eu continuamente revelo a grandeza do objectivo.

Eu tenho de unir tudo isto dentro de um ponto. Assim, eu sentirei a quebra entre as almas que forçará a Luz Superior a me corrigir. Então, a doação reinará entre eu e as outras pessoas.

Isto é chamado “a entrega da Torá, a Luz da Correção”. Depois disso, Aquele Que Dá a Torá torna-se revelado também dentro de nossa atitude corrigida em relação ao nosso próximo, dentro do vaso (Kli) espiritual comum.

Da 3ª Parte da Lição Diária de Cabala 16/05/10, “O Propósito da Associação – 1”