LiçãoMatinal Sobre O Zohar: 02/05/2010, Resumo

O Livro do Zohar, itens 16 a 21 (resumo): A narrativa da Torá começa com a ação executada na alma que já passou pela quebra dos kli, a mistura das partes fragmentadas, e a queda dentro do ódio e rejeição. Em outras palavras, a Tora está falando sobre a alma que já está pronta para a correção.

Estando no estado de ocultamento, a pessoa em nosso mundo não se sente incompleta, miserável e cheia de hostilidade e ódio. Somente a influência da Luz Superior irá desvelar e nos ajudar a entender nossa verdadeira natureza, que está sob total controle da gratificação imediata e dos prazeres.

Para se libertar do egoísmo e vir para o estado de prazer eterno, a criatura, Malchut, precisa mudar sua intenção de “receber para seu próprio bem” para “receber para doar”. Isso dá elevação à propriedade de Bina que demonstra como o desejo de receber pode se tornar o desejo de doar.

Quando a criatura “restringe” seus desejos e se anula, ela se põe sob o poder de Bina, a mãe que está ensinando sua filha, Malchut, a trabalhar em doação. Tão logo Malchut se inclui em Bina, a mãe começa a passar para sua filha os “vestuários e preciosos adornos”, isto é, a propriedade de Hassadim. Sob sua influência a criatura gradualmente se torna semelhante ao Criador.

Como resultado de seu futuro desenvolvimento espiritual, Malchut eleva-se sobre Bina e obtém a propriedade de “Elokim”. Isso significa que ela começa a alcançar sua raiz e chega à compreensão do seu lugar, função e dever no sistema da alma comum.