Letras São Qualidades

As letras são qualidades que o nosso desejo aceita sob a influência da Luz Reforma. O Criador criou a matéria, ou seja, o nosso desejo de receber prazer. Sob a influência da Luz, esse desejo toma diferentes formas ou qualidades semelhantes às da Luz.

Por si só, o assunto é o desejo de receber prazer, o desejo de realização. Mas com a ajuda da Luz, ela adquire formas mais elevadas que são opostas à sua natureza, as qualidades de amor e doação. Nós nos referimos a essas qualidades como formas porque emanam do desejo e as projetam para o exterior. O desejo adquire uma forma exterior que pode ser reconhecida. Se fosse simplesmente uma questão, eu não seria capaz de percebê-la. Eu reconheço, porque ela tem uma certa forma como um círculo, quadrado ou retângulo. Eu não iria reconhecê-la sem um forma.

A Luz influencia o desejo de receber prazer através da criação de diferentes “saliências e reentrâncias” nela, o que lhe permitirá distinguir-se pelas qualidades de doação, que inicialmente não existem no desejo. Estas qualidades são construídas sobre o desejo, como se estivessem começando a surgir a partir dele. É por isso que nós nos referimos a essas qualidades como formas. O que uma “forma” significa?  O que importa é que uma forma tornou-se semelhante à Luz que é chamada a forma da matéria.

No total, existem 27 dessas formas: 22 letras de “Aleph” até “Tav” e 5 formas finais, MaNTZePaCH. Por que isso acontece? Isso acontece porque existem 22 formas de doação que emanam de ZAT de Bina (partes de Bina que nos influenciam): 9 de Bina, 9 de Zeir Anpin e 4 de Malchut, bem como cinco formas finais (as formas de limitações).

É por isso que temos 27 formas que a nossa matéria aceita sob a influência da Luz. Por esta razão, podemos usar essas 27 formas, a fim de explicar o que o Criador está fazendo conosco o que Ele quer de nós, e como podemos nos tornar como Ele nas 27 formas que nós adquirimos sob a influência da Luz sobre o nosso mundo. Mas até agora a nossa questão carece completamente de forma, que nada mais é que um monte de desejos.

Da Aula Noturna de 13/5/10

Material Relacionado
A doação tem milhares de nomes