Alguém Chamou A Ambulância Espiritual?

Physical Qualities Cannot Give You an Advantage In Spiritual DevelopmentNão me faltam problemas na vida. Às vezes parece que eu estou tão doente e cansado de tudo, não tenho desejo para nada. Portanto, eu tenho que deixar de lado, por  um momento, tudo o que é animalesco e terreno, e discernir a coisa mais importante: quais são as minhas atuais relações com aqueles que me rodeiam? Eu os odeio, eu não me importo com eles nem um pouco, eles também poderiam desaparecer de uma vez por todas… Esse negativismo, que eu aspiro em relação ao ambiente, é a minha inclinação ao mal.

Ele está sendo expresso como resultado da quebra de nossas almas: nós estávamos unidos, mas agora estamos descobrindo o inverso: a desconexão total. Esta descoberta é extremamente importante; é o que eu preciso. Não devo descartar esses momentos negativos, mas juntá-los. Eles me mostrar o quanto eu odeio os outros, e é maravilhoso que isso esteja sendo revelado! Sim, eu os odeio e os desprezo, eles fazem mal ao meu estômago, nós estamos perplexamente distantes uns dos outros – e isso é maravilhoso. Agora eu tenho a oportunidade de começar a correção.

Assim, eu começo a me mover em direção a eles. Eu me esforço, participando do estudo e da disseminação, a fim de sentir, pelo menos, algum tipo de conexão, curvando-me em qualquer lugar que posso. Se hoje eu sinto que sou incapaz até mesmo de olhar para os meus amigos, então eu tenho que realizar algum tipo de trabalho mecânico que beneficie a meta, até que eu volte gradualmente ao fluxo geral.

Qualquer pessoa pode cair num estado do qual não possa levantar-se sozinha. É por isso que ela é simplesmente obrigada a receber o apoio de seu grupo e da nossa comunidade mundial, como alguém que perdeu a consciência e precisa de ajuda externa.

Por sua parte, os grupos devem identificar esses casos e imediatamente oferecer situação de emergência, ajuda profissional às “vítimas “, como médicos que salvam a vida espiritual do paciente. Ao fazer isso, nós não “exterminarmos” o mal da pessoa, mas oferecemos suporte, a fim de despertá-la e trazê-la para a linha média, que vai construí-la. Então, todo o mal se transformará em bondade.

De 5ª Lição, Convenção Mundial do Zohar 08/05/10