A Vergonha Que Dá a Luz a Criação

Uma questão que eu recebi: O que força a criatura a tomar a decisão de realizar a restrição (Tzimtzum)?

Minha Resposta: Vergonha! A criatura sente vergonha em todos os seus desejos. A decisão de realizar a restrição vem desse sentimento, e não de uma decisão consciente da mente. A restrição ocorre quando eu sinto que eu sou incapaz de permanecer como um receptor. Quando a Luz me preenche e transforma o prazer de receber na morte, para mim, me faz sentir que eu perco toda Luz, toda plenitude.

A Luz é o prazer. No instante em que eu recebo, eu sinto como se eu recebesse algo grande. Eu me sinto preenchido e experimento um prazer enorme, infinito. No entanto, logo em seguida eu descobro que eu recebi esse prazer de alguém, que me faz sentir envergonhado. Eu sou engolido pelo fogo da vergonha. Eu sinto um enorme desconforto, porque isso anula a minha individualidade. Eu queimo com a minha vergonha e eu me odeio por isso.

Isto é chamado o desaparecimento da Luz, e não requer quaisquer conclusões e decisões inteligentes. Todas as sensações são experimentadas através de sentimentos, porque quando o prazer desaparece, já não recebemos atendimento. A vergonha de receber é uma sensação muito exaltada. Desejo a todos que a  alcancem.

Da 2a parte da Lição Matinal de 15/4/10, Prefácio da Sabedoria da Cabalá

Material Relacionado:
Vergonha que está na sensação exaltada