A Mudança Psicológica Que Vira O Mundo de Cabeça Para Baixo

Uma pergunta que recebi: Por que o Baal HaSulam escreveu que a transição para a doação nada mais é do que um problema psicológico? Então o que é tão difícil sobre ela?

Minha Resposta: O problema psicológico é composto, inicialmente, em relacionar tudo o que acontece a uma influência externa intencional sobre você. Depois disso, todos os mundos vão unir-se para nós. No entanto, no momento aparece como um problema psicológico para nós.

Precisamos tentar separar-nos um pouco de nós mesmos, como se estivéssemos olhando para nós mesmos e avaliar-mos de lado (gente bêbada, muitas vezes, experimentam uma sensação semelhante como uma visão dupla). Devemos analisar continuamente nós mesmos e dizer que tudo o que acontece em nosso coração, na mente e na vida em geral é o Criador cumprindo, controlando e jogando conosco. “Eu” não sou eu, mas o Seu jogo, e eu estou assistindo a isso.

Eu não tenho outra escolha. Estou totalmente motivado pela satisfação interior, que Ele me dá. No entanto, Ele me deu um ponto adicional a partir do qual eu poderia me olhar e dizer: “Tudo o que você pensa e tudo que você sente vem dEle.”

Pergunta (continuação): Como é que eu supero esse estado?

Minha Resposta: Você precisa exigir que Ele mude sua natureza. O Criador lhe dá circunstâncias externas especiais todo o tempo, e você precisa pedir-lhe que mude a sua situação dentro de você (suas propriedades) e para colocá-las de acordo com as circustâncias externas (as propriedades do Criador).

Suponha que nós entremos em um lugar  com circunstâncias  particulares externas, as quais somos incapazes de resistir. Normalmente, neste caso queremos mudar o ambiente para nos servir. A “mudança psicológica”, no entanto, é o entendimento que, em vez de mudar as circunstâncias externas, precisamos mudar a nós mesmos para coincidir com as circunstâncias externas já que a exterioridade, não pode ser mudada. Nós podemos transformar a nós mesmos para assemelhar-se ao novo ambiente, e então vamos nos sentirmos confortáveis nele. Esta é uma mudança psicológica, uma nova abordagem para as mudanças que a humanidade está passando hoje.

Até agora, como em todas as vezes, queremos mudar a natureza que nos rodeia e organizar o mundo de acordo com a forma como nós o entendemos. No entanto, nós começamos um programa diferente, neste mundo (o Criador que trata de tudo isso), agora exige que nós mesmos começemos a mudar na direção ao Criador.

Novas circunstâncias emergem em torno de mim: A escuridão vem ao mundo, tudo se contraí, se torna mais confuso, obscuro, e assustador. Mas ao invés de pedir para mudar o mundo em torno de mim, eu preciso pedir que me mudem.

Da primeira parte da lição Diária de Cabala 5/28/10, Shamati # 16

Material Relacionado:
Mude o Filme da Sua Vida Para Um Melhor
SHAMATI 1 – “NÃO HÁ NINGUÉM ALÉM DO CRIADOR”