Vida Sem Sofrimento

Uma pergunta que recebi: Como podemos imaginar a vida humana no mundo espiritual, completamente desprovida de sofrimento?

Minha Resposta: Nós somos incapazes de imaginar isso, visto que qualquer coisa que imaginamos é egoísta. A noção do mundo espiritual é encontrar prazer e inspiração em doação, de amor para os outros. No entanto, não é por prazer pessoal ou a paz interior, mas para a grandeza da própria ação.

Então, como posso sentir a grandeza da doação? Peço que a Luz me deixe sentir isso, visto que eu sou incapaz de conseguir sentir sozinho. No entanto, eu sou mesmo incapaz de querê-la e pedir para Ele. Então o que eu faço? O ambiente pode me obrigar a fazer isso, ele pode forçar-me a ter um desejo por algo que não é natural e, geralmente, oposto a mim.

O ambiente pode obrigar uma pessoa a fazer algo. Uma pessoa está mesmo pronta para cometer suicídio para parecer grande aos olhos das outras. Tudo depende do ambiente. Ela pode incutir desejos que são contra o seu ego, e seu ego vai acompanha-la.

Isto é devido ao fato de que o nível de desenvolvimento humano dentro de nós é maior do que o do animal – e – tendo em vista a realização de um desejo do nível humano, para uma pessoa satisfazer uma ambição ela está disposta a matar o animal dentro de si. Um animal é incapaz disso, mas o homem é. É porque dentro dele há uma certa influência humana que pode ser exercida. É totalmente dependente do ambiente.

O ambiente deve influenciar cada pessoa de modo que ela deseje se elevar além do seu egoísmo. Influenciando um ao outro desta forma, ambos vão evoluir constantemente.

Da 3a. parte da Lição Diária de Cabalá de 22/04/10 Artigo “Paz no Mundo”