Sentir O Sopro De Eternidade

Uma pergunta que recebi: Você diz que a Cabalá permite que a pessoa alcance a vida eterna, mas os Cabalistas morrem. Como pode ser isso?

Minha Resposta: Um Cabalista morre em seus olhos já que você não vê a vida dele da mesma forma que o Cabalista a vê. Você vê apenas uma parte dele – o seu corpo, que certamente morre, assim como qualquer outro animal. Contudo, a sua parte espiritual e divina, que ele desenvolveu interiormente, continua a viver eternamente. No momento que a pessoa adquire esta parte, ela ganha a posse dela e isso lhe dá a sensação da existência eterna; a qualidade de doação que ela adquiriu é eterna.

Nós só começamos a compreender isto quando nos aproximamos da Machsom, quando o pressentimento da doação surge em nós. A Luz que começa a atingir a pessoa, dá-lhe a sensação do que significa elevar-se acima da matéria e pensar um pouco diferente, relacionar-se com os outros do ponto de vista da doação. A pessoa ainda não existe na doação, mas já pode tocá-la de alguma forma. Em seguida, ela recebe uma premonição de que é possível adaptar-se a esta qualidade, a sensação de que pertence à eternidade.

Antes que isto ocorra, a pessoa não tem a capacidade de compreender, pois Luz ainda não está perto o suficiente dela, e as palavras são inúteis. A pessoa quer comer e descansar, mas a eternidade parece muito longe e ela não a sente. Somente quando começa a sentir de longe o sopro da Luz, como o vento vibrando, ela começa a entender que a Cabalá contém a libertação do anjo da morte. Quando a Luz se aproxima da pessoa, traz- lhe a sensação de que a eternidade existe.

Esta é a condição inicial para a  única ação livre que podemos realizar. Caso contrário, por que você precisa de liberdade? O que há mais para você fazer na vida, no seu corpo animal? Todo o resto é feito para você de cima, você não faz sozinho. A única coisa que você pode fazer por si mesmo é alcançar a eternidade. A doação é eterna, enquanto que a recepção é temporária. A Luz de Hochma não chega até nós para sempre, mas somente se ela for percebida na Luz de Hassadim. Portanto, a fim de adquirirmos a eternidade, primeiro precisamos adquirir o desejo de doar, e, então, dentro desse desejo seremos capazes de sentir a nossa vida eterna.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 15/04/10, Artigo “A Liberdade”

Comente