Quando o Exílio Chega A Sua Conclusão

No Zohar, o capítulo “Shemot (Êxodo),” Item 340: “E sucedeu que, no decurso de muitos dias.” Este foi o fim de seu exílio, quando Israel foi escravizada em qualquer trabalho. “Em muitos dias”, que significa muitos dias de estadia de Israel no Egito, quando o fim chegou. E quando seu exílio chegou à sua conclusão, está escrito: “O rei do Egito morreu”, significando que o ministro do Egito, foi derrubado e caiu de seu orgulho. É por isso que está escrito sobre ele, “O rei do Egito morreu”, já que a descida foi a morte para ele. E desde que o rei do Egito – o ministro – caiu, o Criador de Israel lembrou-se e ouviu a sua oração.

Temos que alcançar um estado em que o todo o Malchut do Egito, o que significa este mundo, todos os seus objetivos, toda a nossa vida e realizações, perdem o seu significado nos  nossos olhos. Vamos nos sentir inúteis, infelizes, e transitórios. Nós nos perguntamos: “O que eu recebo de tudo isso?” Este mundo será desprovido de qualquer importância para nós.

Isso é chamado de “O rei do Egito morreu.” Começamos a nos perguntar: “Por que eu preciso de tudo o que eu tenho neste mundo?! Para quê? O que eu ganho com isso? “Esta situação marca o começo da saída do Egito”.

A humanidade hoje está começando a entender que não tem nenhum plano claro de desenvolvimento ou objetivo, e o mais importante, não há propósito na vida. Estamos ainda para ver o vazio, mesmo naqueles que ainda estão fanaticamente dedicados a alguns objetivos sem sentido e não percebem a inutilidade.

Quando isto for revelado as verdadeiras guerras serão forjadas,  e acontecerão do vazio, desespero e desamparo. O estado mais perigoso é quando uma pessoa vê que esta vida é vazia. Enquanto ela espera realizar alguma coisa na vida, ele age e até mesmo luta em batalhas e guerras e, portanto, problemas, revoluções e guerras que ocorrem no mundo, são propositais.

Ao contrário, quando todas as pessoas vêem que a vida não tem valor, e começarem a colidir umas com as outras, torna-se um grande problema. Então, todo mundo vai virar a sua atenção para Israel.

Da 1a. parte da Lição de Cabalá de 21/04/10, O Zohar

Material Relacionado:
Isra-El é responsável pelo mundo todo
A ciência da cabala nos protege do destino cego