Não Existe a Morte, Apenas Um Novo Nível

Uma pergunta que recebi: Na Torá, muito está escrito sobre a morte. No entanto, a Torá e o Criador são eternos e perfeitos, a realidade que Ele criou é eterna e perfeita. Portanto, parece que “a vida e a morte” são os estados do processo eterno.

Minha resposta: Nós vemos como objetos inanimados perdem a sua forma, animais e plantas perdem a sua vida. Eles também são nascidos em uma nova forma. Nós aprendemos que nada desaparece, tudo o que existe só muda forma. Desde que nós não percebemos algumas das formas, nós imaginamos que elas desapareçam ou não existem mais.

A alma ou um Partzuf perde a tela e a Luz (Ohr Pnimi) deixa. Sua forma anterior continua, mas está escondida atrás de uma nova forma que nasce. No entanto, no fim da correção, todas as formas anteriores unirão e formarão um estado final corrigido.

Portanto, não há morte, apenas, o desaparecimento da forma anterior, com respeito ao observador, pois ele não está no nível do seu estado subsequente No entanto, se pudéssemos olhar para estes estados “de lado”, gostaríamos de ver a transformação.

Da 1a. parte da Lição Diária da Cabalá de 22/4/10, O Zohar

Material relacionado:
Sentir o sopro de eternidade