Escriba Da Torá

Do livro Shamati, o artigo 197: Livro, Autor, História. Um livro é considerado [estado] antes da [criação] plano. O autor é o proprietário do livro. A unificação do autor e do livro assume a forma de uma “história”, isto é, a Torá, juntamente com o doador da Torá.

Nos percebemos dentro de algum tipo de realidade, e temos que fazer uma pesquisa para descobrir: qual é o seu significado? É apenas uma ilusão ou a verdade? Ou talvez ambos sejam a mesma coisa? Algum programa está funcionando dentro de mim ao longo de uma série de causas e efeitos. Mas quem é seu autor? Serei capaz de reconhecer o autor da história que eu leio dentro de mim?

O livro (esta realidade inteira) já existia antes que eu comecasse a ler e revelá-la. No entanto, todas as revelações ocorrem dentro de mim porque eu estou lendo esta história enquanto eu leio o livro do começo ao fim e recebo uma impressão do seu fluxo.

Dentro dessa história, na medida em que eu fico acostumado e includo nela, eu revelo o autor do livro. Enquanto eu vou para dentro do livro, sua história começa a me definir e me leva a tornar-se seu autor (ou escriba) também.

A história é a Torá, o que nos leva à plena revelação de todo o livro, em que estamos juntamente com aquele que nos deu a Torá. Cada um de nós revela por si mesmo novamente, mas precisamos de um professor para nos ajudar a ler tal livro, semelhante a como um adulto em nosso mundo que lê para uma criança até que essa cresça e aprenda a ler por conta própria.

Na ciência da Cabalá, um adulto (espiritualmente falando) ajuda a criança. É impossível revelar o livro por conta própria, mas somente quando o conhecimento é transmitido de professor para aluno. Isso é como cada um de nós tem de aprender a ler o livro e passar essa história adiante, a fim de revelar o autor no livro.

Enquanto eu não aprender a ler sozinho e passar por todo esse caminho, eu não revelarei o livro e seu autor, pois isso só é possível quando eu estiver similar a ele. Aos poucos, eu me torno o autor, uma vez que eu escrevo a Torá sobre o assunto do meu desejo, o que pressupõe continuamente novas formas de letras.

Embora este livro já tenha sido escrito pelo seu autor, também eu me torno seu autor. Como eu atravesso a história do começo ao fim, equalizo-me e me uno com o livro, o autor, e da história.

Nota: Em hebraico, a palavra Sofer significa tanto o escritor (autor) e o escriba. O autor é apenas o Criador, que escreveu apenas um livro, a Torá, que incorpora tudo. Estamos apenas a reescrevê-lo (revelá-lo), cada um de nós dentro de si.

Da preparação para a lição Diária da Cabalá de  18/4/10, Shamati # 197

Material relacionado:
Cada pessoa de ve tornar-se o autor da criação

Comente