Como os Grandes Cabalistas Se Conectam Conosco Desde Os Altos Graus Espirituais

Recebi uma pergunta: Baal HaSulam escreve que ele pediu ao Criador que o baixasse dos altos níveis espirituais para que ele fosse capaz de levar a Cabalá às pessoas. O que isso significa?

Minha resposta: Para levar a Cabalá às pessoas, alguém precisa na verdade estar no mais alto nível, mas ao mesmo tempo, ser capaz de descer aos mais baixos níveis para transmitir todo o necessário para os outros. Quando eu seleciono um professor para meu filho, eu não escolho algum aluno de colégio, mas um pedagogo qualificado, mesmo que tudo o que ele tem que fazer seja ensinar o alfabeto. Isso é porque ele está mais perto da fonte da Luz. Assim, se um Cabalista pede para ser rebaixado do seu nível espiritual, isso não significa que ele o rechaça, porque rechaçar significaria rechaçar a doação ao Criador. Quanto mais alto estiver a pessoa nos degraus espirituais, maior é sua doação ao Criador.

Porém, para doar aos que estão mais abaixo, ele está desejoso de criar um Partzuf Searot (“cabelo”) adicional. Mas, ao mesmo tempo ele mesmo não descende, parecido a quando um adulto brinca com uma criança e se comporta como uma criança ao mesmo tempo. Quando ele rebaixa seu nível, não perde nada. Isso é só em relação aos que estão mais abaixo, mas não tão distantes dele.

No mundo espiritual, alcançar um nível é uma ação muito difícil porque é oposta ao movimento em direção ao Criador, para o alto. Alguém tem que se conectar com os desejos não corrigidos e dar preferência à sua correção em detrimento de um compromisso com algo mais elevado. Isso requer a inclusão no esquema geral da conexão das almas; a pessoa tem que sentir a importância da correção geral entre elas.

Comente