A Oração Do Coração

No Zohar, o capítulo “Shemot (Êxodo),” Item 368: Quando Rabi Elazar estava sentado em jejum, estava orando e disse: “É revelado e conhecido por Vós, Senhor meu Deus, o Deus de meus pais, que eu tenho sacrificado a minha gordura e meu sangue para Você, e eu os cozinhei com o calor e fraqueza do meu corpo. “

Existe uma diferença enorme em saber se eu li estas palavras de um livro de orações, ou acontece alguma coisa dentro de mim que provoca uma explosão interna em direção ao Criador.

Os sentimentos se formam dentro de mim, e eles se intensificam nas palavras e frases. Eu nem mesmo conheço esse idioma. Eu não sei como isso acontece, mas é a consequência do meu esforço para equilibrar os meus desejos com a Luz e unir-se com Ela. A reação da Luz e os desejos ocorrem na alma. Essas palavras são concretizadas no meu cérebro, o cérebro envia as ordens para os órgãos da fala, e eu pronuncio as palavras sem saber de onde elas vieram.

È assim que a verdadeira oração deve ser, quando tudo vem de dentro. Da união das Luzes e o Kelim dentro da profundidade da criação, gradualmente, com a realização do desejo pela Luz, a TANTA toda (o kli completo – Taamim, Nekudot, Tagin, Otiot) é construído, até chegar a uma expressão através dos órgãos da fala.

É claro que o rabino Elazar não leu esta oração a partir de um livro de orações, mas expressou enquanto estava neste estado sobre o que ele falou com o Criador. Antes da destruição do Segundo Templo, a nação de Israel estava conectada com o Criador, nas qualidades de doação e amor, assim, o sentimento no coração Rabbi Elazar, em seu desejo, constitui uma oração. Está escrito: “O que é uma oração?” É o trabalho do coração.

Entretanto, os sábios da Grande Assembléia (Anshei Kneset Agdola) estavam cientes da descida iminente para o egoísmo e a ocultação do Criador. Então, eles reuniram um conjunto de orações – que dizem pelo que uma pessoa precisa passar. Chamaram-lhe de “Sidur”, a ordem de estados espirituais que precisamos passar internamente, em nossos corações, nos nossos desejos.

Mas já que somos incapazes de fazer isso durante o exílio, sem uma conexão com a Luz ou o Criador, enquanto a Força Superior está escondida, lemos as palavras de um livro de orações mecanicamente. Algumas pessoas tentam imaginar o que poderia significar espiritualmente. No entanto, apenas quando estudarmos Cabalá a luz vai provocar os sentimentos, pensamentos, sensações, palavras e frases da nossa oração dentro de nós, como o trabalho com o coração, ao invés de trabalhar com os órgãos da fala.

Da 1a. Parte da Lição Diária de Cabalá de 22/04/10, O Zohar

Material relacionado:
A introdução espiritual