Você Não Escolhe o Medicamento Pelo Seu Gosto

Uma pergunta que recebi: Por que depois de ler  O Livro de Zohar sinto confusão e peso?

Minha  Resposta: Confusão e tristeza não são nem boas nem más. Temos que aceitar qualquer estado como um resultado desejado. Afinal, o Zohar é “remédio”.

Existem alguns medicamentos que são estressantes para o organismo utilizar, já que eles causam reações desagradáveis e efeitos colaterais. Mas nós ainda os tomamos porque não temos uma escolha. Quando surge a necessidade, até usamos esses tratamentos extremos, como a radiação e a quimioterapia, que têm efeitos colaterais significativos.

Realmente todo o medicamento é um veneno, e não é nenhuma coincidência que o símbolo da medicina é uma taça com uma serpente. Um afeta o outro de acordo com a lei da equivalência de forma. Assim como o mal que se manifesta a partir do veneno de nosso desejo egoísta pode ser neutralizado e corrigidos com a ajuda de outro veneno, assim, também, pode o desejo de receber para si mesmo ser corrigido.

Portanto, não é importante que, às vezes estejamos elevados  após estudar o Zohar, e em outras vezes nos sentimos confusos. Devemos aceitar todos os estados de espírito supondo a medicina. Se nós fizermos tudo o que pudermos, não devemos nos preocupar com o resultado.  Se nós estamos em uma descida, confusos e incapazes de sentirmos qualquer coisa, ou no estado do extremo oposto de prazer, nada disso importa.

Sabemos que temos que suportar todas essas coisas pois são os efeitos do tratamento. Nós vamos nos acostumar com eles e deixar de prestar atenção neles. Tudo vai passar. O importante é a rápida transição para os novos Estados – que é o sinal de progresso.