Um é Igual A Milhões

Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar”: Não fique surpreso que as ações de uma pessoa tragam elevação ou declínio ao mundo inteiro, pois isso é uma poderosa lei de que o geral e o particular são iguais como duas ervilhas em uma vagem. E tudo o que se aplica no geral, se aplica no particular também.

Na espiritualidade, o geral e o particular são absolutamente equivalentes. Cada pessoa individualmente e todas as pessoas carregam juntas o mesmo peso. No mundo material nós não podemos entender como não importa se há uma pessoa ou um milhão. Entretanto, no mundo espiritual, o cálculo é diferente. Nós não entendemos que uma pessoa pode completar ou arruinar a perfeição.

Não é só somar um ao resto todo. Porque cada pessoa incluiu todos em si mesma, sua contribuição não soma somente 1% aos 99%, preenchendo um certo nicho. Quando uma pessoa está perdida no geral, ela está perdida em cada parte do geral. Nenhuma parte de um corpo geral pode funcionar e se sentir saudável se lhe falta um simples elemento. Por isso cada um, homem ou mulher, é equivalente a todo o resto na sua importância.

Isso é difícil de entender enquanto se vive nesse mundo porque nós agimos de acordo com as leis da matéria, e não de acordo com propriedades qualitativas. Mas no mundo espiritual, uma – e qualquer – pessoa pode colocar o mundo inteiro em movimento.

O que realmente difere, porém, é a sequência das correções. Existe uma hierarquia estrita na espiritualidade, segundo a qual os desejos mais leves são corrigidos primeiro, seguidos dos mais grosseiros. Também há uma certa ordem entre os lados direito, esquerdo, e o meio. Ainda assim, a correção de cada pessoa é igualmente importante.

Um Comentário

  1. Shalom chaver .

    Nesta manhã eu abri a internet procurando assuntos sobre a Torah e acabei achando seu BLOG.
    Muito espiritual eu gostei vou fazer visitas diárias. A luz da cabala.

Comente