O Elixir Da Vida Ou O Veneno Mortal

Dr. Michael LaitmanDepois da destruição do segundo Templo (a destruição da qualidade de doação e amor do nível de Neshama), as pessoas deixaram de sentir a espiritualidade (a qualidade de doação). Assim, em vez de executarem acções de doação e amor (mandamentos), tudo o que sobrou para elas foram tradições corpóreas, as cópias das acções espirituais. A partir da época da destruição do segundo Templo, as pessoas continuaram a seguir estas tradições.

Os Cabalistas, que foram líderes ao longo destas gerações, apoiaram seguir estas tradições e costumes na nação. Gradualmente, à medida que o egoísmo cresceu e houve uma descida das gerações, as pessoas perderam o entendimento da conexão entre as tradições e sua desejada execução espiritual. Elas simplesmente levaram a cabo acções mecânicas, pensando que isto era o que o Criador exigia da pessoa. Foi-lhes prometida uma recompensa por isto neste mundo e no outro mundo.

Está escrito no Talmud que se não há conexão entre a performance corpórea e a espiritual, as acções corpóreas são sem vida e elas matam a pessoa. As acções corpóreas que não estão conectadas à espiritualidade distanciam ainda mais a pessoa da espiritualidade e do Criador, pois elas satisfazem a pessoa. Está também escrito no Talmude que “o Criador não se preocupa da forma como um animal é morto (isto é, se isso é ou não feito correctamente de acordo com os rituais), dado que os mandamentos são dados para que a pessoa seja corrigida através deles”.

Se a pessoa procura uma conexão entre suas acções materiais e suas raízes espirituais, quando ela executa estas acções, ela se recorda a si mesma sobre a espiritualidade, e neste caso compensa-lhe executá-las. Contudo, se esta conexão não existe, realizar acções mecânicas pode distanciar a pessoa do desenvolvimento espiritual, dado que ela se satisfaz com acções e “mandamentos” corpóreos, e não sente que algo lhes falta.

Sem a conexão com a espiritualidade, a Torá se tornará um veneno mortal para a pessoa. Em vez de amar os seus próximos, ela irá sentir que é perfeita e ficará cheia de orgulho em consideração aos outros, pensando que todos lhe devem, e este é o veneno da morte espiritual.