Dois Anjos No Mesmo Caminho

upperO Zohar, Capítulo “Ve’Eleh Toldot Itzhak (Estas São As Gerações de Isaac)“, item 172: Como Jacob confiou no Criador e todos os seus modos eram para o Seu nome, seus inimigos fizeram as pazes com ele. E Samuel, que é o poder e a fortaleza de Esaú, fez as pazes com Jacob. E como ele fez as pazes com Jacob, ele agradeceu as bênçãos, e Esaú também fez as pazes com ele.

Porém, enquanto Esaú não fez as pazes com esse encarregado que foi nomeado por ele, que é Samuel, Esaú não fez as pazes com ele. Isso porque em todos os lugares, o poder de baixo depende do poder de cima. E enquanto o infrator acima não está enfraquecido, que são os ministros nomeados sobre eles acima, é impossível enfraquecer o infrator abaixo neste mundo.

É proibido para uma pessoa pensar que existem forças que trabalham contra ela, forças que resistam à obra do Criador e não querem que ela atinja a meta da criação. Não há tal coisa. Todas as forças, tanto da linha direita quanto da linha de esquerda, trabalham juntas para o mesmo objetivo. Nós acreditamos que o mal vem para nos destruir e nos enganar, mas isso não é verdade. O mal existe para nos mostrar os nossos erros, para que possamos ver quando fazemos coisas que são opostas à meta. Essa é a missão dos dois anjos, mau e bom: acompanhar a pessoa no caminho para o objetivo da criação.