Construindo Um Instrumento Para Sintonizar com a Luz

Antes da criação atingir um estado de realização, há um processo de pré-requisito para a obtenção de um desejo de estar satisfeito. Todos os dias, exemplos desta preparação para a antecipação deste cumprimento são rituais de acasalamento animal ou de “guardar o nosso apetite” para uma refeição especial. A fase preparatória que cria o desejo de ficar satisfeito que é sempre mais importante que a realização em si, pois define a medida e tipo de prazer que experimentamos eventualmente.

Na espiritualidade, tudo depende da vontade desde que a Luz (Prazer) é ilimitada para sempre e absolutamente tranqüila. Ela preenche completamente o espaço em torno de nós em cada momento. O que nos falta é o desejo de recebê-la e as ferramentas para percebê-la.

Contudo, o desejo de ter a Luz está sendo construído em nós progressivamente adicionando “especiarias”: “pimenta”, “sal”, “mostarda”, e outros “condimentos” que estimulam o nosso apetite. É semelhante a um jogo de “flertar”, que o Criador brinca conosco as vezes deixando-nos saborear o prazer e, em seguida, nos leva para longe de nós. Este “jogo” constrói e aprimora a nossa atitude certa para nossa realização no futuro.

A Torá é chamada de “Especiaria” (Torá Tavlin) porque ela nos revela o desejo, ensina-nos a crescer, e em seguida, como cumpri-lo corretamente. Especificamente, ela nos leva em direção ao direito dos prazeres e realizações que nos esperam no futuro. Atualmente, estamos tentando moldar o desejo de corrigir, com a ajuda da Torá, sem ela não seremos capazes de perceber a Luz mesmo que esteja em torno de nós.

Nós não temos ainda desejos que destinam e ajudam-nos a revelar a Luz. É como um rádio que precisa entrar em sintonia com uma certa freqüência (comprimento de onda), a fim de receber o sinal transmitido. O rádio tem que criar uma onda que é suficientemente igual a que existe fora dele, a fim de atrair a onda externa.

Devido aos nossos estudos, nós recebemos um “gosto de pequenos sabores espirituais” e atrair a Luz que nos eleva, e em seguida, ele nos deixa sem vontade. Às vezes parecem que há épocas boas e outras não tão boas. No entanto, esta é a forma como vamos construir um kli para a Luz, um instrumento para a sua percepção. Em outras palavras, criamos uma “onda” que é semelhante à Luz que existe fora de nós, é só então que nos tornamos capazes de alcançá-la.

Logo que o “instrumento” estiver pronto, ele começa a receber a Luz . Não há nenhum segredo para isso. Parece um mistério para nós só porque não vemos isso e nosso desejo não está pronto para isso ainda. Este é o nosso único problema. Não há nada que está escondido fora de nós, a dissimulação está dentro de nós.