Amor Acima do Ódio

Recebi uma pergunta: Se a distância e o ódio entre nós permanecem, então o que corrigimos?

Minha resposta: A correção está acima da distância e do ódio. Nós não entendemos isso desde que existimos em um único mundo. Nós vemos ou preto ou branco, e não podemos ver ambos preto e branco ao mesmo tempo. Quando começarmos a entrar em outra realidade, e dois mundos emergirem ante nós, então, de repente seremos capazes de ver que não há contradição entre bom e mau, escuridão e luz. Nós veremos essas duas linhas em uma terceira linha, que não é nem preta nem branca, de forma contrária como é percebida nesse mundo.

Nós estamos nos aproximando do fim do nosso desenvolvimento egoísta, e como a natureza global do mundo é revelada através da física quântica, as formas contraditórias do mundo são reveladas, ainda que nossa mente seja incapaz de reuni-las para formar um quadro do mundo. Nossas mentes não concordam com o fato de que os opostos estão conectados, que um objeto pode existir em duas formas, dois lugares, etc. Em outras palavras, novos, espirituais conceitos de tempo, movimento, espaço, e a existência da realidade, emergem em nós, mas ainda nossas mentes não podem assimilá-los; nossas mentes não possuem a capacidade de fazer isso nesse mundo.

Assim, somos incapazes de compreender como pode ser a revelação do mal, e como construímos a bondade acima dele sem o destruir. Podemos contestar que podemos imaginar isso de alguma forma por nós mesmos, mas esse não é um quadro verdadeiro uma vez que nos faltam os sentimentos para perceber esses dois mundos – amor e ódio, separação e unificação, juntas ao mesmo tempo. Somos incapazes de imaginar isso apropriadamente. Nós só podemos estar em uma das duas qualidades opostas.

Para alcançar essa habilidade de ver ambas ao mesmo tempo, precisamos da revelação nas sensações (vaso), e somente através disso entenderemos o que os Cabalistas falam. É disso que a ciência da Cabalá fala. Por isso a ciência da Cabalá é chamada “sabedoria oculta”. Afinal, ela está oculta de mim tanto quanto sou incapaz de sentir o que eles estão dizendo até que eu esteja pronto para sentir isso, antes que a Luz venha e forme o sentido espiritual em mim.

Então, conforme a sensação se desenvolva e novas qualidades sejam reveladas no desejo, eu começarei também a entender. Quando eu alcançar o quarto, o último estágio de desenvolvimento de cada qualidade, eu já terei a sensação e o entendimento do fenômeno espiritual. Mas não pode acontecer previamente a isso.