Adquirindo Acesso À Fonte Principal de Energia

Cada pessoa neste mundo é governada desde dentro por duas forças: egoísmo e altruísmo. A força egoísta arrasta tudo para dentro da pessoa, fazendo com que ela se sinta o centro do universo, enquanto que a força altruísta a capacita a doar para o exterior, para outras pessoas.

No entanto, mesmo que essa força seja chamada altruísta, é claro que nos limites desse mundo, ela, também, pode somente agir egoistamente. Assim, mesmo que eu doe a outra pessoa, esse não é um ato privado de egoísmo: eu ainda espero receber algo em retorno. Eu não tenho nenhuma possibilidade de doar sem que a compensação seja a motivação ou o “combustível” do meu ato.

Assim é que o homem está construído: ele é uma máquina que só pode trabalhar com o combustível egoísta, o benefício que ele espera receber. Eu não posso trabalhar como um mecanismo eterno, Perpetuum Mobile, sem receber nenhuma energia e satisfação do exterior. Eu tenho que receber energia de fora porque eu não sou o Sol que brilha com sua própria luz.

Somente o Criador possui a verdadeira qualidade de doação já que essa é Sua natureza. Para que a criação seja capaz de doar de forma abnegada, ela precisa receber combustível do Criador na forma da sensação da grandeza do Criador. Essa é a única oportunidade para alcançar a doação – usar o Criador como fonte condutora de energia.

Isso constitui todo o problema dos comunistas, socialistas, kibbutzniks, e altruístas de toda a espécie que desejam corrigir o mundo: eles não entendem que o homem não tem a energia para a doação. Ele não tem o combustível para implementar essa ideia. Nenhuma pessoa irá se opor ao fato de que a vida será melhor se todos se tornarem altruístas. Mas o problema é que ninguém sabe como fazer isso acontecer; ninguém além dos Cabalistas, porque eles têm acesso à Fonte da energia.